Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d Situs Slot Gacor
Bambu4d
Slot Gacor Bet Kecil
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Situs Togel Online
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Playstar
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto
Slot Demo PG Soft
Você está visualizando atualmente “A COMUNHÃO”

“A COMUNHÃO”

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre” (Salmos 133). Leia também I Coríntios 10.16 e 17.

Introdução: O Novo Testamento fala muito mais sobre comunhão do que de evangelismo. Como cristianismo é relacionamento, a amizade (comunhão) passa ser a maior ponte para o evangelismo. No NT, as palavras ‘sociedade’, ‘cooperação’, ‘comunhão’ e ‘participação’ vêm de uma raiz que significa compartilhar algo com alguém. Contudo, a ênfase é maior em se compartilhar do que em se associar, até porque ser associado de uma organização religiosa não é necessariamente ser membro do corpo de Cristo (I Co 12.27). A palavrabíblica para comunhão é Koinonia e significa ter algo em comum, estar comprometido uns com os outros assim como estamos com Cristo.

O Salmo 133 faz parte de uma coleção de Salmos que vão do 120 ao 134 e são chamados cânticos de romagem, de degraus ou de peregrinação. São cânticos de louvor entoados pelos viajantes que iam às festas judaicas. O povo costumava viajar para Jerusalém em grupos de famílias (Lc 2.41-52). O salmista compara o espírito de união com o óleo usado para ungir os sacerdotes e com o orvalho do Hermom e de Sião que regava a terra. É o poder da comunhão! É a exclamação da alegria do Senhor! É a nossa força!

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”:Aqui, a palavra ‘bom’ está em seu mais amplo sentido, significando algo frutífero, moralmente correto, conveniente e útil. Não é apenas ajuntamento, mas, sobretudo, a vida compartilhada de Cristo. Por exemplo: uma sacola de membros não é um corpo e um amontoado de material de construção não é um edifício. Reflexão: O amadurecimento/crescimento é um dos principais benefícios da comunhão.

“É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”: Este era um óleo especial feito de excelentes e perfumadas especiarias e usado por Moisés para ungir Arão, como primeiro sumo sacerdote, e todos os sacerdotes para o serviço de Deus. O óleo escorria por sua barba, para o seu colarinho e sobre seu peito e banhava as 12 pedras preciosas que usava no peitoral simbolizando a união espiritual.

“É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”: Israel era agrícola e dependia de duas chuvas: as primeiras e as últimas. Mas, também, do orvalho para regar suas plantações. O orvalho simboliza a Palavra que vivifica (Is 55.10, Dt 32.2). O orvalho é que faz diferença entre o que frutifica e o que não dá fruto, entre a vida e a morte. O Hermom é o monte mais alto da Palestina. Já Sião é um dos mais baixos. Reflexão: Ser maior ou o menor não é o que importa, e sim, deixar o orvalho descer na unidade?

Domingo, participamos da CEIA, momento em querefletimos profundamente sobre comunhão e unidade, corpo e igreja. Devemos entender que há uma bênção (graça) na individualidade (Mt 6.6), mas, também, há outra que só se obtém na coletividade (Mt 18.20). A devoção leva a comunhão! A verticalidade leva a horizontalidade!

“Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão (koinõnia) do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” (I Co 10.16). Aqui está o ponto mais alto da comunhão: o corpo e o sangue de Cristo, sem os quais não seríamos um com o Pai (continuaríamos separados dEle pelo pecado), nem seríamos um com os irmãos (continuaríamos sem comer do mesmo pão na mesa do mesmo Pai). Este é o compartilhar de Jesus, que fazemos em concordância de propósitos.

Para experimentarmos a comunhão genuína, poderosa e bíblica, precisamos:

– Converter-nos uns aos outros: A 1ª conversão está ligada a João 3.16. A 2ª conversão está ligada a I João 3.16.

– Vivermos os mandamentos da mutualidade: Podemos encontrá-los nos textos em que lemos: ‘uns aos outros’. Estão ligados ao amor (Lei de Cristo). Jesus nos ordenou fazer o que Ele mesmo fez (Jo 13.15).

– Não deixarmos de congregar (Hb 10.25 NVI) ‘As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. Há sempre uma escolha! Jesus escolheu congregar (Lc 4.16). Os primeiros cristãos também (At 2.46; At 5.42).

– Não nos esquecermos de que foi pago um alto preço: Jesus orou para que fôssemos um e deu a Sua vida para que isso acontecesse. Não podemos negligenciar tamanho sacrifício. O mundo precisa crer! (João 17.11, 21)

Pr. Ricardo Arturo Tatis Batista – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário