Você está visualizando atualmente “TESTEMUNHAS DA RESSUREIÇÃO”

“TESTEMUNHAS DA RESSUREIÇÃO”

(1João 5:1,4, 6-8)

Versículo chave: 7 “Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”“E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”

Introdução: O apóstolo João está falando sobre a importância da fé em Jesus Cristo e do testemunho. João quer demonstrar a grandeza de Jesus e a realidade de Seu ministério quando da Sua vinda a esse mundo. Quem crê no Filho tem em si o testemunho, quem não dá crédito a Deus se faz mentiroso porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu filho.

Reflexão: Quem é nascido de Deus? Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo

Quem vence o mundo? Todo que é nascido de Deus

Qual é a vitória que vence o mundo? A nossa fé em Cristo JESUS

Vencer o mundo é vencer todas as ações geradas pelo príncipe desse mundo Satanás, João 17 vai falar que não somos desse mundo, Jesus pede ao pai que não nos tire do mundo, mas que nos guarde do mal desse mundo. Vemos em Atos uma igreja atuante, ousada, perseverante, que agia e realizava através da fé.

Hoje como igreja, quais posicionamentos e realizações podemos ter através da FÉ?

Se o mundo jaz no maligno, qual é a resposta da igreja de hoje para o mundo?

A igreja de Cristo testemunha a FÉ na terra através:

  1. Espírito Santo: Ministério do Espírito Santo atuando na igreja, Espírito Santo que habita em você através da salvação de Cristo. LEIA: João 14:16-17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolado….
  2. Água: Nascendo da água do Espírito João 3:5 “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” .Batismo nas águas símbolo limpeza, velho homem morre para o pecado e passamos pelo novo nascimento para viver novidade de vida.
  3. Testemunho Sangue: Mateus  26:27-28 “Bebei do cálice, porque isto é o meu sangue, sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados.

João 19:32-36 Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. 

Água e sangue seriam: o batismo (água) e a morte de Cristo (sangue), dando foco e atenção nos dois principais acontecimentos na vida de Jesus. Água e sangue são elementos que possibilitaram a salvação do homem. Cumprimento pleno de Sua missão (nascimento e morte).

  1. ÁGUA:O batismo (testemunho do Pai e do Espírito Santo quando os céus se abriram e o Espírito Santo desceu como pomba vindo sobre ele Mt 3:17 “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado). Água da vida João 4:14, João 7:38 flui do seu interior rios de água viva
  2. SANGUE fala da expiação, Hb 10:19 vai falar que Moisés tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, aspergiu com sangue o tabernáculo e todos utensílios do serviço sagrado. “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados Hb 10:22”

Qual sangue de Jesus que nos remiu?

Sangue dos pés quando foram traspassados perfurados com cravos na cruz:

– Agora os pés da igreja são marcados e tem autoridade sobre as obras do diabo Rm 16:20 “Deus de paz esmagará a Satanás debaixo dos seus pés”

Sangue das mãos quando traspassadas por pregos na cruz:

– Tome tocou as feridas das mãos, igreja tem as marcas nas mãos é poder de realização da igreja Dt 28:12

Sangue dos seus joelhos, quando caiu nas ruas de pedras de Jerusalém enquanto carregava a cruz

– Cristo é o nosso intercessor e colocou essa marca na igreja, poder da oração, intercessão. Rm 8:34 “o qual está à direita de Deus e também intercedo por nós.”

Sangue da cabeça, couro cabeludo e testa perfurados pela coroa de espinho;

– Cristo em Efésios 5:23 é o cabeça da igreja, Dt 28:13 “O Senhor te porá por cabeça e não por cauda…”

Ainda era sangue de cordeiro vivo; “Hb 9:16-17 testamento para ter validade deveria ser confirmado no caso de mortos, testamento não tem força de lei enquanto vive o testador”

FOI o Sangue quando foi ferido do lado direito. Sangue do cordeiro que tira o pecado do mundo, sim foi o sangue de um cordeiro imolado, morto, entregue como sacrifício, sangue que saiu da ferida da lança do soldado.

LEIA OS TEXTOS:  1 João 2:2     Efésios 1:7   Romanos 3:25        Hebreus 9:12

Conclusão: Tudo o que Jesus sofreu e venceu na cruz ele transferiu para a igreja, ele tomou sobre as nossas enfermidades e nos deu cura, ele se fez maldito em nosso lugar e nos fez benditos, todas marcas de dor ele habilitou a igreja transferindo a nós autoridade, em Cristo a igreja tem autoridade e as portas do inferno não prevalecem.

Pr Rodrigo Barbosa Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário