Um encontro com o Mestre – Jo.3:1-16
O texto que lemos, relata o encontro entre Nicodemos e Jesus de Nazaré. Um fariseu, membro do Sinédrio e mestre da Lei e que se interessou pelos ensinos de Jesus. Era um religiosos observador cumpridor da Lei, obedecia de forma rigorosa todos os preceitos religiosos. Como mestre Nicodemos era versado na Lei e responsável interpretá-la. Como membro do Sinédrio, julgava os assuntos criminais e administrativos do povo, porem que percebeu que havia algo extraordinário em Jesus e decide encontra-lo para conhece-lo e ouvir seus ensinamentos.
Encontro com Jesus a noite – v.2
O fato de ser a noite, tem sido alvo de várias interpretações, porem isso não é relevante, o importante é que ele foi ao encontro de Jesus, a decisão tomada e o ato de ir é que faz a diferença na vida deste homem.
Encontrando com o Mestre
Ainda faltava-lhe uma algo, conhecer Jesus e desfrutar do seu grande Amor. As práticas religiosa e ritualísticas diárias, não dava-lhe a comunhão plena com Deus, vivia sem desfrutar da certeza da sua salvação eterna. A salvação não tem origem nas obras, mas as obras decorre da salvação em Cristo (Tg.2:18)
A perplexidade de Nicodemos v.4
Fica atónito ao ouvir Jesus, como estudiosos e mestre da lei, nunca tinha ouvido falar do que Jesus estava lhe falando, descobre que o fato de ser religioso não era suficiente para a salvação
Nicodemos era diferente: v.2
Os sinais operados foi que o atraiu a Jesus, porem não estava em busca em milagres queria mais, sua intenção era conhecer Jesus e saber a cerca da Salvação.
Jesus vai direto ao ponto v.3
Sabedor do interesse do visitante sobre a salvação, Jesus o conduz a aguas profundas durante a conversa, revelando-lhe verdades a cerca da necessidade do Novo Nascimento que tem todo ser humano, independente de ter a uma religião e ser dedicado a ela. Sobre isso Paulo escreve em Rm.8:7 e 8. Sem o Novo Nascimento o ser humano não pode ser salvo Mt.15:19 – está espiritualmente morto e se está morto não pode se salvar através de seus atos religiosos -Ef.2:1-3. Nicodemos reconhece que precisa de Ajuda. V.4 Porque ser humano é incapaz de promover a sua salvação e ele precisava de um grande milagre.
A maior revelação de 4 coisas incomparáveis oferecidas em Jo.3:16
Jesussurpreende Nicodemos com a solução do problema, e ele percebe pois ainda há esperança:
O AMOR DE DEUS – O maior e mais rico presente que o ser humano pode receber que abrange toda a humanidade – I Tm.2:6
A MORTE VICARIA DE CRISTO – O maior e perfeito Sacrifício- A morte vicária. O termo “vicário” significa “o que faz as vezes de outro; substituto”. A morte vicária significa morte substitutiva, pois Jesus morreu, derramando o seu sangue, em nosso lugar. (1 Pe.3:18)
O LIVRAMENTO DA MORTE ETERNA- “…todo aquele que nele crer não morra… A Morte Eterna é o maior Perigo para o Ser Humano é a separação completa e definitiva de Deus sem qualquer possibilidade de Salvação, em eterno tormento. A solução é Crer em Jesus, Crer no grego é (pisteuo), palavra que inclui 3 elementos principais:
- ter plena convicção de que Cristo é Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador;
- Viver uma vida de comunhão com Cristo e com a sua igreja e de submissão à sua Palavra Jo.14:21 –
- Plena confiança de que Cristo é suficientemente capaz de conduzir à salvação e à comunhão com o Pai.
A VIDA ETERNA- O Maior Milagre para uma pessoa é a vida eterna.
Considerações finais: A Expressão “Eterna” não se trata apenas da perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a de Deus; de comunhão com Deus e com sua igreja, uma vida que liberta do poder do pecado e do poder de Satanás, afastado das prática pecaminosas e o leva a viver uma vida santa diante Deus e dos homens .
Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor