Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d Situs Slot Gacor
Bambu4d
Slot Gacor Bet Kecil
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Situs Togel Online
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Playstar
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto
Slot Demo PG Soft
Você está visualizando atualmente QUANDO SE CALA O SACERDOTE

QUANDO SE CALA O SACERDOTE

Texto base: Lucas 1:5-25; 57-66

Versículo chave: “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João” (vs. 13).

Introdução: Zacarias e Isabel eram um casal feliz, uma família de Deus. Ambos de linhagem sacerdotal e eram justos e fiéis a Deus. Porém, não tinham filhos, porque já estavam velhos e Isabel era estéril. Certamente, viviam esperando uma promessa para Israel e um sonho para si. Mal sabiam que Deus iria unir a promessa (Jesus) com o sonho (João). É o que acontece quando se crê que Jeová se lembrou (Zacarias), porque Ele é fiel (Isabel).

A esterilidade, para os judeus, era sinal de desfavor de Deus e vergonha dos homens. Provavelmente, Isabel tenha passado por muito constrangimento, mas isso não abalou a justiça da fé sob a qual andavam; não impediu de se moverem e intercederem. Foi exatamente trabalhando, servindo no santuário, que o sacerdote começou a experimentar algo sobrenatural. Reflexão: Há alguma área de sua vida que parece estéril? Isto o tem paralisado? 

“E eis que lhe apareceu um anjo” (vs. 11). A aparição do anjo, junto ao altar, encheu Zacarias de temor, porque isto poderia significar julgamento. Porém, era Gabriel, o anjo portador de boas novas, cujo nome significa, literalmente, “homem de Deus”. E o que ele disse? O mesmo que ele diz para você, hoje: “Não tenha medo, porque o Pai ouviu a sua oração e vai acabar com a esterilidade na sua casa”. Reflexão: Seu milagre tem nome? Seria “João”? (vs. 13)

A alegria deu lugar a apreensão: Mesmohavendo uma profecia, uma promessa e, ainda, instruções sobre o seu milagre (nome e vocação), Zacarias perguntou ao anjo: “Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias”(vs. 18). Às vezes, somos assim também. Gostamos de perguntar ‘como?’, ‘quando?’ e ‘por que?’. Ao invés de olharmos para Deus, olhamos para nós mesmos. E aí nos esquecemos do que deveríamos nos lembrar: Que Ele é Deus do impossível! Reflexão: Como sacerdote, você tem se esquecido de que “Jeová se lembrou”?   

Muitos querem mais sinais e dizem: se o Senhor fizer, se o Senhor mudar, se o Senhor… então eu crerei! Temos a palavra! O que mais queremos? Temos a promessa! O que mais buscamos? Só precisamos de duas atitudes: Não temer e crer. “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus” (vs. 19). O Senhor tem enviado anjos, inclusive o da igreja, para falar conosco e, como Gabriel, nos trazer boas-novas.   

A fé fala, a incredulidade cala: “Eu cri; por isso, é que falei” (II Co 4.13). Mas, Zacarias não creu; por isso, é que não falou. Sim, ficou mudo nove meses (vs. 20). O sacerdote não pode se calar! Ele é intercessor; é o que toma as causas do povo e leva a Deus, em oração; é o que abençoa as pessoas com a bênção sacerdotal (Nm 6.24-26). Reflexão: Como Cristo o constituiu reino e sacerdote para o seu Deus e Pai (Ap 1.6), você tem falado ou se calado perante sua família e às pessoas a sua volta?   

Não deixe mudarem o nome do seu milagre: “João é o seu nome” (vs. 63). O nome ‘João’ significa ‘Jeová é cheio de graça’. Por causa da tradição e cultura, quiseram dar ao menino o nome de seu pai, Zacarias (vs. 59). Critério errado! A escolha deve ser por fé na graça de Deus. Nunca se esqueça que, em sua vida, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus (Jo 1.17). Reflexão: O que pode significar para você a expressão: “Quê?! Não há ninguém em sua família com esse nome” (vs.61).     

Conclusão: A bênção do Senhor enriquece não traz consigo nenhum desgosto (Pv 10.22). Quando andamos por fé, sempre escolheremos a bênção e a vida, para que vivamos e toda nossa descendência (Dt 30.19). Quando cremos, a nossa boca se enche para louvar: “Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus” (vs. 64). Esta bênção vai transbordar para a direita, para a esquerda, a frente e atrás (por todo lado). Todos participarão da sua alegria! (vs. 58).  O que foi feito no segredo do santuário, do quarto de guerra, do íntimo, será divulgado para a glória do Senhor. Creia!  

Pr. Ricardo Arturo Tatis BatistaIgreja Batista do Amor

Deixe um comentário