Você está visualizando atualmente O ESPÍRITO SANTO E O CRISTÃO

O ESPÍRITO SANTO E O CRISTÃO

Ideia Central

O Espírito Santo se comunica conosco, revelando-nos e guiando-nos no caminho de Jesus. Escritura

João 14:15-26 / João 16:7-15

Quebra-gelo

  1. De que maneiras você foi capaz de ABENÇOAR outras pessoas esta semana? Você orou, ouviu, comeu uma refeição, serviu ou contou sua história a alguém esta semana? Qual é a coisa mais difícil na comunicação em sua vida pessoal ou profissional?

Pensamento inicial

  • Deus fala conosco não apenas de vez em quando, mas sempre. Qual a sua percepção; Deus sempre fala conosco? Você já teve uma experiência em que acreditou que Deus estava falando com você de uma maneira grande ou pequena?

Aplicação Bíblica

  • Leia João 14:15-26 , 16:7-15 . Faça uma lista das declarações sobre o Espírito Santo. Como você resumiria o que foi dito?

Como qualquer pessoa, precisamos nos relacionar com o Espírito Santo para podermos conhece-lo. É tempo de aumentar o nosso relacionamento com a pessoa maravilhosa do Espírito Santo.

Aplicação na vida

  • Podemos ouvir o Espírito Santo através das Escrituras, das circunstâncias, de outras pessoas e da oração. O Espírito já falou com você através de algum desses quatro modos de comunicação? Qual foi sua experiência?

Vamos praticar a escuta do Espírito Santo através de uma prática chamada leitura orante da Bíblia.

Selecione a Escritura (Romanos 8:35,37-39 ou Isaías 57:15 ou Gálatas 4:4-7 ) e diga ao grupo que você vai orientar todos através de quatro estágios de leitura.

Orar: Convide todos a se abrirem ao Espírito Santo. Ore: “Vem, Espírito Santo” e dê às pessoas 30 segundos de silêncio.

Agora diga: “O primeiro passo na leitura orante é perguntar ‘Senhor, o que isso diz?’ Vou ler devagar, fazer alguns momentos de silêncio e depois falar sobre isso.” Leia o texto lentamente e peça ao grupo para compartilhar suas observações do texto.

O segundo passo na leitura orante é perguntar: ‘Senhor, o que está me dizendo?’ Vou reler nossa passagem. Ouça todas as palavras ou frases que saltam para você. Medite neles pedindo ao Espírito Santo que fale com você. Leia a passagem lentamente e dê dois minutos para as pessoas meditarem em qualquer palavra ou frase. Depois de dois minutos, faça o check-in com todos. Pergunte: “Alguém gostaria de compartilhar uma palavra ou frase que falou com você?

O terceiro passo é perguntar: ‘O que quero dizer a Deus?’ Vamos tirar alguns minutos para que todos façam uma oração a Deus. Você pode escrever uma oração em seu telefone.

O passo final é dizer: ‘Não são necessárias mais perguntas’. Vamos ouvir do Espírito Santo. Vou ler as Escrituras mais uma vez e depois dar um minuto de silêncio”.

Termine este exercício fazendo um debriefing com o grupo, dizendo: “OK. Vamos falar sobre o que acabamos de vivenciar. Como foi para você?”

Conclusão/Reflexão: De que maneiras você pode estar mais atento ao Espírito Santo nesta semana em suas circunstâncias e suas interações com os outros?

Pr Jennison César Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário