Você está visualizando atualmente O EXEMPLO DE DEMÉTRIO

O EXEMPLO DE DEMÉTRIO

III Jo.1:1-15 – Versículo em Destaque: 1:12 – Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.

João o discipulador amoroso,  escreve  esta carta tendo como destinatário um de seus  discípulos amado, pertencente a uma das igrejas  da Ásia Menor por nome Gaio. A missiva foi motivada  por um conflito existente na igreja, provocado por Díotrefes. Preocupado com seu  discípulo, João o escreve afim de  alertá-lo, para que ele não fosse influenciado pela rebeldia.

Compartilhando: Alguma vez seu discipulador, percebendo que você estava  correndo algum risco  espiritual, de forma amorosa te abriu os olhos sobre  o perigo ? Sem entrar em detalhes, conte como você  se sentiu  em perceber  que alguém  se importa com seu crescimento espiritual?

Díotrefes –  Vs.9,10

Conheça um pouco esse personagem: – havia  se rebelado contra João, seus  discípulos e a mensagem  que pregavam ( vs.9 e 10),: a) orgulhoso e prepotente,se achava mais importante que os demais; b) Rebeldee nem se quer queria ouvir as orientações de seus lideres; c) maldizente da liderança e dos irmãos; d) não era hospitaleiro e além de não ser, impedia os irmãos da igreja de serem. e)  afastava pessoas da igreja. Atitudes indignas  de serem  imitadas.

Obs. A hospitalidade é algo tão importante na vida de um cristão que Paulo a inclui na lista de qualificações para a liderança na igreja (1Tm 3.2;Tt1.8), é uma valiosíssima contribuição para expansão do reino de Deus.

Compartilhando: O que você pensa  sobre a importância da hospitalidade cristã?

Demétrio . V.12

Demétrio um cristão exemplar, esse nome era muito comum naqueles dias, João não  fala muito  sobre ele, mas o pouco que fala é o  suficiente para sabermos  quem ele era em Cristo, veja o v.12. a) umhomem de boa reputação  na igreja, logo  concluímos  que era um homem humilde e temente a Deus, Pv.22:4 diz  que o que garante  uma boa reputação é a humildade e o temor do Senhor b) seu viver era coerente com a mensagem que pregava. Revelava Cristo e seu amor, Gl.2:20, tinha  a mente  de Cristo Rm.12: 2 e 3, Ef. 1:13-12.

Compartilhando: É importante para  você ter na igreja alguém que lhe  sirva de exemplo na caminhada Cristã? Compartilhe uma  boa  experiência.

Conclusão

A proposta desta mensagem não é seguir o  exemplo de Demétrio  apenas, mas  seguir o Cristo que habitava  em Demétrio e viver na dependência da sua graça através do poder  Espirito Santo, para  que assim  como aconteceu  na vida de Demétrio através do evangelho, também aconteça conosco e nos tornemos em agentes  de transformação, um exemplo a  ser seguido pelas pessoas  a nossa  volta, no  seio  familiar, na igreja e onde  formos.

Reflexão: Se a palavra hoje  trouxe  luz  ao  seu coração, descobrindo alguma atitude de Diótrefes, que estava escondida  no seu  caráter, esta atitude precisa ser removida e só quem pode fazer isso é o Espirito Santo, volte-se para Jesus pois  Ele  quer  fazer de você um exemplo a ser seguido.

Líder: Dê ao  grupo um minuto de silencio  para que todos reflitam e ore silenciosamente,  pedindo ajuda ao Espírito Santo.

Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário