Você está visualizando atualmente TRANSFORMADOS PARA PREVALECER

TRANSFORMADOS PARA PREVALECER

Ideia Central

Quando somos transformados pelo poder de Deus, tornamos participantes da natureza divina, e vivendo cheios da Sua presença, prevaleceremos sobre as circunstâncias.

Escritura

Gênesis 32. 22-30, 1 João 3.2, Efésios 5.18.

Perguntas iniciais:

1. Como e quem você foi capaz de abençoar recentemente?

2. Quem escolheu seu nome? Você sabe o significado?

Aplicação Bíblica

3. Em Gênesis 32. 22-30 está escrito que Jacó passou por uma luta não apenas física, mas espiritual que transformou sua vida. Explique.  

4. Há um pensamento hebraico que menciona que a pessoa traz o nome de sua própria missão. Jacó era um nome que fazia referência ao passado. O significado desse nome diz muito sobre atitudes do passado do filho mais novo de Isaque. Comente.     

5. Jacó viveu estágios nas experiências com Deus. Em Betel (Gn.28.10-17) teve certeza da presença divina. Em Manaim (Gn.32.1-2) viu o exército de Deus. Nesse ele teve certeza do poder e da proteção divina. Mas foi em Peniel que seu passado foi mudado. Com base nessa citação leia 1 João 3.2 e compartilhe o que você entendeu.

Aplicação na Vida

6. Deus mudou Jacó. O novo nome Israel (Príncipe de Deus que tem poder diante de Deus) é quem ele será daquele momento em diante. Qual momento você está vivendo com Deus agora?

7. O que você tem oferecido para Deus, resistência ou rendição?  

8. Esaú irmão de Jacó não depositava confiança nas promessas de Deus e nem atribuía qualquer valor à aliança estabelecida com Abraão. Jacó confiava e buscava tais promessas. Ele era determinado, perseverante, entusiasmado. Medite em Efésios 5.18 e cite o que é necessário para prevalecermos sobre as circunstâncias e viver as promessas de Deus? 

Conclusão: Que sejamos aqueles que se rendem de todo coração ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó; aqueles que tem interesse e confiança nas promessas do Eterno; aqueles que buscam incessantemente viver cheios do Espírito Santo. Fazendo assim seremos príncipes que prevalecem diante de Deus.

Pr. Rafael Viana – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário