You are currently viewing CAUTELA! É A MINHA FAMÍLIA!

CAUTELA! É A MINHA FAMÍLIA!

Texto Bíblico: Gênesis 24:1 ao 6

Introdução: Abraão foi considerado o Pai da Fé e zelava em cumprir os princípios da Palavra de Deus. Ele nos ensinou que precisamos ter cautela nas nossas decisões, principalmente quando o assunto envolve a nossa família.” No texto observamos que Abraão já era idoso, sabia que podia morrer a qualquer momento e Isaque não havia se casado ainda. Ele chamou então a pessoa que ele tinha mais confiança, e o fez prometer que Isaque não se casaria com nenhuma cananéia. Por que? Porque Abraão era um homem de princípios. Quem guarda os princípios da Palavra retém a sabedoria. Os cananeus eram idólatras e Abraão estava se atentando em cumprir a Palavra. (2 Co 6:14) Ele não queria que o seu filho sofresse ao quebrar um princípio.

Disse-lhe o servo: Talvez não queira a mulher seguir-me para esta terra; nesse caso, levarei teu filho à terra donde saíste? O servo faz conjecturas, levantando uma situação que poderia acontecer. Da mesma forma acontece conosco,  essas possibilidades na nossa vida podem ser uma tentação para tomarmos a decisão errada. Abraão poderia dizer: ‘Realmente, você não pode obrigá-la, nesse caso tudo bem, você pode levar meu filho para se casar com uma cananéia.” Mas não foi essa a sua resposta. Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho. (Gênesis 24:6)

Cautela significa: Prudência, Diligência, Cuidado, Zelo. Tudo que diz respeito à família devemos ter cautela, porque é o nosso bem mais precioso, o nosso maior tesouro.  Veremos algumas  áreas onde devemos ter cautela. Dê exemplos práticos de como podemos praticá-los.

  1. Tenha cautela nas suas prioridades: A seguir citaremos uma ordem de prioridades de acordo com a Palavra. Responda como priorizar cada uma.

1º) O seu relacionamento com DeusJosué 23:11

2º) O seu relacionamento com o seu cônjugeMateus 19:4-6

3º) O seu relacionamento com os seus filhosDeuteronômio 6:6,7)

4º) O seu relacionamento com os seus pais  Provérbios 17:6

5º) O seu relacionamento com parentes, amigos, irmãos e irmãs em Cristo.  Salmos 133:1

De acordo com a pregação como podemos …

  • Ter cautela com as nossas amizades? I Co 15:33 e Pv 20:6
  • Ter cautela com elogios do sexo oposto? Provérbios 5:3,4
  • Ter cautela com as críticas a terceiros na frente dos seus filhos?
  • Ter cautela com as expectativas colocadas nos cônjuges e filhos? – Pv 13:12 e Pv 16:1

Onde mais você acredita que é necessário ter cautela?

Conclusão: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

Nós, como filhos de Deus, estamos debaixo do seu Favor, existem bençãos liberadas para nós e todos da nossa família, no entanto não podemos abrir mão de cumprirmos os princípios da sua Palavra. É essencial que tenhamos cautela em tudo que se refere à nossa família.

Pra. Ana Tatis – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário