Você está visualizando atualmente COMO TER UMA FAMILIA ABENÇOADA

COMO TER UMA FAMILIA ABENÇOADA

Sl.128:1(NTLH) Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade!

O Sl.128  é chamado de salmo de Sabedoria, pois dá instruções  para os  pais  de como  conduzir a sua família  em vitória. A Bíblia ensina  que o pai é responsável por instruir a família como também ensina que os filhos devem  obedecer os pais a fim de que tudo corra bem  e tenha viva longa (Ef.6:1 e 3) Porem para orientar  a família na Sã  Doutrina, há necessidade de instrução na Sã Doutrina. Em Tito 2: 1 – 5 Paulo orienta  Tito a  ensinar os crentes da Ilha de Creta, a ensinarem os demais irmãos a Sã Doutrina ou  as virtudes de Deus. Nós pais temos a responsabilidade de ensinar o caráter de Deus a nossos filhos,  como temos  a necessidade de receber instruções  na Palavra de Deus para alcança-los com  a Sã Doutrina. Em (1 Pe.1:2) diz que em Cristo fomos santificados para a obediência , isto é, fomos desligados da influencia da velha natureza  e  ligados  em Cristo,  que agora  nos influencia através da sua Palavra e do Espirito Santo e é sob  essa nova influencia que vamos ensinar a nossa  família.

Reflexção: Que tipo de influencia te orienta a ensinar  a sua casa, o que amigos dizem, os filmes, será que não tem  repetido os mesmos erros  que seus  antepassados ?

Uma família abençoada

É necessários 2  coisas, segundo o salmista:

  1. Temer a Deus, o Senhor –V.1.ª  Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, – A Palavra Temer  normalmente é empregada no sentido de ter medo  ou sentir ameaçado, esse é o temor no  sentido negativo da Palavra. O  temor a Deus, o Senhor  não tem relação com medo e ameaças e nem é uma relação de subjugo, imposições, intimidação,  mas é uma  relação de  liberdade e encorajamento baseada  no amor (I Jo.5:3) . Quem serve a Deus, serve por prazer e vive em comunhão com Ele, comunhão que se torna cada dia é mais  sólida; gerando uma vida em  comum  com Deus. Nossos sentimentos  vai sendo transformados nos sentimentos  de Deus, os pensamentos  vão sendo transformados, (Rm.12:2), o caráter vai tomando a forma de Cristo (I Co.2:16), a visão agora é  de Deus, olhamos para as pessoas a nossa  volta  com o  olhar  de Deus, um olhar de misericórdia e de bondade (II Co.5:16,17). Isso é possível porque Cristo habita em nós. Esse relacionamento com Deus é chamado de comunhão. Cinco passos para obter a comunhão com Deus: a) ter a  consciência de que somos amados por Deus (Jo.3:16); b) e somos pecadores (Rm.3;23); c) e como pecadores estamos  separados de Deus (Is.59:2); c) mas  somente Jesus pode nos levar a Deus (Jo.4:16, I Tm.2:5), e então  Confessar a Jesus como  nosso Salvador  e recebe-lo em nossas vidas (Rm.10:9)

Reflexão: Com  que olhar  você tem visto as  pessoas  da  sua  casa, com olhar  humano ou com o olhar de Deus?

  • Viver de acordo com a Santa vontade Deus –  O Escritor da carta  aos Efésios ensina sobre vontade de Deus. (Ef.2:9,10)  a máxima da vontade de Deus,  é que  todas as coisas sejam convergidas   ou  dominados  por Cristo, Ele deve ser glorificado, acima de tudo,  de todos e de todas as coisas. Logo entendemos o que é viver de acordo com a vontade de Deus, é viver uma vida que glorifique a Cristo ou que contribua para que Ele  seja glorificado. Isto não é  apenas verbalizar um “Glória a Deus”, mas viver uma vida santa e de acordo  com a Palavra de Cristo. (Jo.15:14 e 15)  Vivendo em comunhão  com Cristo – Jo.15:4 frutificando através  do nosso viver  diário, com nosso testemunho   comportando sob a influencia da Palavra de Deus.

Reflexão: As suas  atitudes visa glorificar a Cristo como objetivo principal, qual o lugar  Ele ocupa na  sua vida?

O resultado de uma vida temente a Deus, o Senhor e de acordo com a vontade de Deus é uma família abençoada com salvação,  cura física, mental e espiritual, proteção e provisão. A mulher como a videira frutífera, fala de saúde  no lar, o filhos  como planta de oliveira, fala de esperança para as nações  e  por fim  longevidade.

Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista  do Amor

Deixe um comentário