You are currently viewing O ESPÍRITO SANTO NOS LIBERTA E EQUIPA

O ESPÍRITO SANTO NOS LIBERTA E EQUIPA

Ideia Central

O Espírito Santo nos liberta, conduzindo-nos da escravidão do nosso egoísmo para a liberdade do caminho de Jesus para o florescimento humano.

Escritura

Gálatas 5.13-26.

Quebra-gelo

  1. De que maneiras você foi capaz de ABENÇOAR outras pessoas na última semana? Você orou, ouviu, comeu, serviu ou contou sua história a alguém?
  • O Espírito Santo quer nos libertar da escravidão do pecado e do egoísmo e nos levar ao caminho vivificante de Jesus. O que você acha que significa ser liberto da escravidão do pecado? Aplicação Bíblica
  • Leia Gálatas 5:13-26 em várias traduções (ARC, NVI). O que você percebe? O que Paulo está dizendo sobre a carne? O Espírito?

Aplicação na vida

  • Ao longo de Gálatas, Paulo contrasta Espírito e fé de um lado e lei e carne do outro. Quando Paulo usa a palavra carne com uma conotação negativa, ele não está dizendo que o corpo ou o material criado são ruins; em vez disso, “carne” é uma abreviação de “desejos egoístas”. Esses desejos são o problema, não o corpo. Quais são todos os desejos “carnais” que Paulo menciona em nossa passagem? Onde você vê desejos carnais semelhantes em ação no mundo? Em você?
  • Paulo menciona a Lei no versículo 18. O que ele está dizendo aqui e em Romanos (que é um tratamento mais longo do assunto) é que a Lei do Antigo Testamento, mesmo sendo boa e dada por Deus, era impotente para nos libertar de nossas desejos. No entanto, quando vivemos pela fé no Jesus ressurreto, o Espírito Santo faz em nós a obra que a lei sempre quis realizar, mas era impotente para fazê-lo. O que você acha da mensagem de Paulo de que podemos ser libertos de nossos desejos pecaminosos pelo poder do Espírito Santo?
  • Releia os versículos 5:22, 23. Que fruto do Espírito você deseja ver em sua vida?
  • O fruto do Espírito tem origem sobrenatural, crescimento natural e maturidade gradual. Ele não brota da nossa natureza, nem é produto da educação mais refinada. Comente.

Conclusão/Reflexão:

O Espírito Santo não trabalha no vácuo. Ele usa a palavra de Deus, a oração, a adoração e a comunhão dos cristãos para nos edificar em cristo.

Pr Jennison César Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário