Você está visualizando atualmente FILIPENSES 4 – A PAZ

FILIPENSES 4 – A PAZ

Ideia Central
Quem tem a DETERMINAÇÃO de Filipenses 1 é capaz de oferecer adoração (como poderia uma pessoa de mente dobre adorar a Deus?). Quem tem a HUMILDADE de Filipenses 2 é capaz de apresentar súplicas (como pode uma pessoa orgulhosa pedir algo a Deus?). Quem tem a DISPOSIÇÃO ESPIRITUAL de Filipenses 3 é capaz de demonstrar apreciação (uma pessoa preocupada com as coisas terrenas não reconhece que Deus lhe deu algo e, portanto, não acredita que tem motivos para ser agradecida!). Em outras palavras, deve-se colocar em prática Filipenses 1, 2 e 3, a fim de ser possível experimentar a paz e a segurança de Filipenses 4.

Escritura
Filipenses 4.9-23


Perguntas iniciais
1.Como e quem você foi capaz de ABENÇOAR recentemente?

Aplicação Bíblica
2. Leia Filipenses 4.9-19. O que você percebe nestas passagens?

3. Paulo considera 5 atividades em Fp 4.9: aprender, receber, ouvir, ver” e praticar. Não basta ter fatos na cabeça, é preciso ter verdades no coração. Comente essa sequência para sua vida cristã.

Aplicação na vida
4. Como é possível viver em toda e qualquer situação e ser grato e alegre (Fp. 4.10-12). 5. Ao ler Fp. 4.18 percebe-se que a igreja de Filipos não ofertava com pesar nem por constrangimento. Ela fazia da oferta ao apóstolo um culto a Deus. Comente 6. Deus tem suprido as suas necessidades (Fp. 4.19)?

Conclusão/Reflexão:

A MELHOR PARTE DO ESTUDO BÍBLICO NÃO É O APRENDIZADO, MAS SIM A PRÁTICA. Eis, portanto, algumas sugestões para manter a alegria em sua vida: 1. Entregue sua mente, seu corpo ao Senhor no começo de cada dia. 2. Permita que o Espírito Santo renove sua mente por meio da leitura sistemática da Palavra. 3. Ao orar, peça a Deus que lhe dê determinação, humildade, atitude espiritual e segurança. 4. Fique atento aos seus pensamentos ao longo do dia. 5. Guarde as portas de sua mente. Lembre-se da admoestação de Paulo em Filipenses 4:8: “Tudo o que é verdadeiro […] respeitável […] justo […] puro […] amável […] de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. 6. UMA COISA. Jesus em primeiro lugar, depois os outros e, por fim, nós mesmos.

O RESULTADO: TEMOS PAZ, ALEGRIA.

Pastor Jennison Fernandes – Igreja Batista Fernandes


Deixe um comentário