Você está visualizando atualmente NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO

NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO

O Salmo 91 faz parte da  literatura  dos antigos hebreus, chamado de salmo de Sabedoria  por ter instruções importantíssimas para o leitor, nele encontramos uma forte relação com Rm.8. O assunto principal  é “a presença e a companhia de Altíssimo”  na vida daquele  que  se refugia em Deus, porem, sabemos que só há uma maneira  de se refugiar  em Deus é através de Jesus Cristo, ele é a porta  do esconderijo.

Compartilhando: Comente com o grupo sobre a sua experiência com presença  do Altíssimo  em algum momento de pavor.

Importante

O pano de fundo do texto é um senário de guerra,  onde pessoas a  todo momento são derrotadas, mas  em meio a esse conflito há um  guerreiro que mesmo em guerra e em meio a  luta, não é atingido  por um motivo, ele tem uma proteção diferente dos demais.  Fica claro no texto : a) Ninguém está livrede tribulação ou momentos  difíceisb) Deus não abandona os seus em momento algum. c) Na presença de Deus temos certeza  de que não seremos derrotado.

Compartilhando: Frequentemente vivemos momentos como esse, cenário de guerra e guerreiros  sendo abatidos,  mas  em meio a tudo isso contemplamos a presença  de Deus nos animando e nos dando força para  continuarmos. Comente a  sua experiência.

Quatro expressões – Vs.1,2 Altíssimo, Onipotente, Senhor e Meu Deus

  1. A expressão Altíssimo ou Deus Altíssimo – Em Hebraico é El-Elyon,  vamos encontrar  muitas  vezes  essa  expressão em outras  passagens da Bíblia, sempre se referindo a grandeza,  soberania e a Shekiná  de Deus. Shekná  fala “presença de Deus” ou “a glória de Deus se manifesta” ou “a manifestação da Glória de Deus”. Uma  presença notável que não passa  desapercebida em um ambiente como o templo, casa e em especial a nossa vida. Em Is.6.17 temos um relado do próprio Isaias a respeito da Shekiná de Deus.
  2. … Onipotente , Todo-Poderoso. El-Shaday em hebraico, essa expressão nos ensina  que o  poder e autoridade de Deus é absoluto, ilimitado ou irrestrito. Em Gn.17:1 o próprio Deus se  apresenta a Abrão como El-Shaday, o Deus  das causas impossíveis, o Deus  que cumpre  todas  as  suas promessas, quando tudo parece  ser impossível, El-Shaday  torna tudo possível.
  3. …Senhor – Essa  expressão  é uma  declaração reconhecedora a respeito de Deus, está falando da  sua  autoridade suprema  na pessoa  de Jesus. Jesus é Senhor absoluto  e  não relativo  como alguns considera, Ele é Senhor absoluto porque ele é Deus, por isso ele não  é Senhor relativo. Foi o próprio Deus  quem o exaltou (Fp.2:9-11) e para sermos salvos precisamos  reconhecer  essa  verdade  e  confessá-la (Rm.10:9)
  4. …o meu Deus, aqui exprime a ideia de intimidade com Deus, a ideia de estar na Presença de Deus e viver  em companhia dele  desfrutando de  um relacionamento diário de Pai e filho com Deus, de amizade sincera de andar na presença  de Deus. Nesse  caso andar  vai além de caminhar,  andar  significa,  estar, permanecer e viver na Presença de Deus. Estar na presença de Deus é uma necessidade  do  ser  humano,  fomos  feitos para vivermos na presença de Deus. Mas  o pecado nos separou de Deus. Tudo que Deus deseja  é que o ser  humano  ande na  sua presença  e desfrute de  sua  companhia  então Jesus  veio para dar  condição a todos que ne crer que venha para a presença  de Deus.

Compartilhando: Comente o que mais te chama a atenção em cada  uma  dessas  expressões.

Conclusão: No Esconderijo do Altíssimo é o lugar da presença  de Deus,  onde desfrutamos da  verdadeira  comunhão  com Deus, nesse lugar  há segurança, paz e harmonia. Muitos  são os  procura se esconder na  sua  autossuficiência, em seus próprios  recursos, força, fama e prestígio social; e assim elas vivem iludidas desfrutando de uma falsa segurança.

Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor – 09/10/2022

Deixe um comentário