Não temas – Gênesis 15:1-5
Versículo em destaque: G.15:1
O objetivo da mensagem: Levar-nos a viver uma vida de inteira confiança em Deus, apoiados nas promessas da sua Palavra.
O personagem principal: Abrão, o significado do seu nome é Pai exaltado, que mais tarde passa ser Pai de multidões, foi o pai do povo hebreu, pai dos crentes e amigo de Deus. Homem rico e com muitas posses, muitos criados e centenas de servos. Em Gn.12, Deus o chama para ser pai de uma nação que posteriormente seria Israel da qual nasceria Jesus o Salvador do mundo. Em Gn.15 após ter tido uma experiência incrível com Deus, Abrão se encontra em pânico por não ter filhos, e Deus o anima dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Para o verbo temer nesse versículo, o escritor usou o termo (yãre) no sentido de ter medo do que está por vir, sensação de ameaça, intranquilidade, pavor e a espera de que algo ruim possa acontecer no futuro.
DEPOIS DESTAS COISAS
Para sabermos quais são “estas coisas” precisamos voltar ao capitulo anterior, o 14: a)Uma guerra de 4 reis contra 5; b) Ló sobrinho de Abrão foi levado cativo; c) Abrão recebe a noticia do cativeiro de Ló; d) Abrão reúne 318 de seus criados e sai para libertar seu sobrinho; e) Deus deu vitória para Abrão e ele libertou seu sobrinho trazendo-o de volta para Sodoma. f) Deus deu-lhe vitória na Guerra; g) Mequisedeque libera uma palavra profética sobre a vida de Abrão. Esses fatos deixa bastante claro que Abrão estava vivendo uma época de muita intimidade e de intenso relacionamento com Deus. Porem ele tinha uma queixa diante de Deus, havia uma preocupação em relação ao seu futuro e isso lhe deixava em panico (15:3) . Eliezer é que vai ser meu herdeiro? “não me tens dado filhos”. Foi nessa situação que Deus visita Abrão.
Compartilhe: Você tem vivido como Abrão, desfrutando de um tempo de benção e comunhão com Deus porem preocupado com o futuro, como que se Deus não tivesse absoluto controle dele?
NÃO TEMAS , ABRÃO
No presente Abrão estava muito bem, mas inseguro quanto ao futuro por não ter filhos. Podia estar pensando, sou velho e como será a minha velhice? Nos dias atuais estamos vivendo dias de crises, a economia mundial está de mal a pior, países inteiros quebrando, cada dia uma noticia pior que a outra, surtos de doenças novas, vírus incontroláveis, pandemia, catástrofes, desastres ambientais, terremotos, milhões de pessoas desempregadas mundo afora e por ai vai. O medo tomado conta das pessoas no mundo inteiro, nunca se viu tanto pânico. Porem as más noticias são baseados em prognósticos humanos que na maioria dos casos não dão em nada, servem apenas para amedrontar as pessoas. No entanto nós que temos a Palavra de Deus ao invés de entramos em desespero diante das más notícias, devemos nos firmar nas promessas divinas, essas são infaliveis
Compatilhe: Você algum dia se preparou para algo muito ruim que estava para acontece e acabou não dando em nada?
EU SOU O TEU ESCUDO
Deus se apresenta como Defesa de Abrão ao dizer que ele era seu escudo. Deus é o muro de proteção entre seu servo e o inimigo. Lembra que Deus abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu, leia 2 Rs.6:14-20.
Compartilhe: Conte uma experiência que você teve com Deus, em que Ele te cercou e te protegeu em um momento de perigo.
EUSOU O TEU GRANDIOSISSIMO GALARDÃO
Abrão estava preocupado com seus bens materiais, com a herança terrena que ele deixaria para os seus descentes de sangue, mas Deus estava preocupado com algo muito maior a herança que ele deixaria para seus filhos na fé, o que Deus falou pra Abrão naquele dia, se cumpre na sua plenitude em sua descendência física e espiritual. Gl.3:29, Gn.15:7, Ap.21:1,2, Rm.8:17
Conclusão: Vale a pena descansar em Deus e viver uma vida de inteira confiança n’Ele, apoiados na promessas da palavra de Deus.
Bibliologia: Milca Godoy de Castro – Aleluia, Revista de Estudos Bíblicos – Janeiro 1982
Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor