Você está visualizando atualmente NÃO TEMAS

NÃO TEMAS

Não temasGênesis 15:1-5

Versículo em destaque: G.15:1

O objetivo da mensagem: Levar-nos a viver uma  vida de inteira  confiança  em Deus, apoiados  nas promessas da sua Palavra.  

O personagem principal: Abrão, o significado  do seu nome é Pai  exaltado, que mais tarde passa  ser Pai de multidões, foi  o pai do  povo hebreu,  pai dos crentes  e amigo de Deus. Homem  rico e com muitas posses,  muitos  criados e centenas de servos. Em Gn.12, Deus o  chama  para  ser pai de uma nação que posteriormente seria Israel da qual nasceria Jesus o Salvador  do mundo. Em Gn.15 após ter tido uma experiência incrível com Deus, Abrão se  encontra  em pânico por não ter filhos, e Deus o anima dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Para  o verbo temer nesse  versículo, o escritor usou o termo (yãre) no  sentido de ter medo do que está por vir, sensação de ameaça, intranquilidade, pavor  e a  espera  de  que algo  ruim possa acontecer no futuro.

DEPOIS DESTAS  COISAS

Para sabermos  quais  são “estas  coisas”  precisamos voltar  ao capitulo anterior, o 14:  a)Uma guerra  de 4 reis  contra 5; b) Ló sobrinho  de Abrão  foi levado cativo; c) Abrão recebe a noticia  do cativeiro de Ló;  d) Abrão  reúne  318 de  seus criados e sai para  libertar seu  sobrinho; e) Deus  deu  vitória  para  Abrão  e ele libertou  seu   sobrinho trazendo-o  de volta para Sodoma. f) Deus deu-lhe  vitória na Guerra; g) Mequisedeque libera uma palavra profética sobre a vida de Abrão. Esses fatos deixa bastante claro  que Abrão estava  vivendo uma época de muita intimidade  e de intenso relacionamento  com Deus. Porem ele tinha uma  queixa  diante de Deus, havia uma preocupação em relação ao  seu futuro e isso lhe  deixava em panico (15:3) . Eliezer é  que vai ser meu  herdeiro? não me tens dado filhos”. Foi nessa  situação  que Deus  visita Abrão.

Compartilhe: Você tem vivido como  Abrão, desfrutando de um tempo de benção e comunhão com Deus porem preocupado com o futuro, como que se Deus não tivesse absoluto controle dele?


NÃO TEMAS , ABRÃO

No presente  Abrão estava  muito bem, mas  inseguro quanto ao futuro  por não ter filhos. Podia estar pensando, sou velho  e como será a minha  velhice? Nos dias atuais estamos  vivendo dias  de crises, a economia mundial  está de mal a pior, países inteiros  quebrando,  cada dia uma noticia pior  que a outra,  surtos de doenças novas, vírus  incontroláveis, pandemia, catástrofes, desastres  ambientais, terremotos, milhões  de pessoas desempregadas mundo afora e por ai vai. O medo tomado conta das  pessoas no mundo inteiro, nunca  se  viu tanto pânico. Porem as más noticias  são baseados em prognósticos  humanos que na maioria  dos casos não dão em nada, servem apenas para amedrontar  as pessoas. No entanto nós  que temos a Palavra de Deus ao invés de entramos em desespero diante  das  más  notícias,  devemos nos  firmar nas promessas divinas,  essas  são infaliveis

Compatilhe: Você algum dia  se preparou para  algo muito ruim  que estava para  acontece  e acabou não dando em nada?

EU SOU O TEU ESCUDO

Deus se apresenta como Defesa de Abrão  ao dizer  que ele era seu escudo. Deus é o muro de proteção entre seu servo e o inimigo. Lembra  que Deus abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu, leia 2 Rs.6:14-20.

Compartilhe: Conte uma  experiência que você teve  com Deus,  em que Ele te  cercou e te protegeu em um momento de perigo.

EUSOU O TEU GRANDIOSISSIMO  GALARDÃO

Abrão estava preocupado  com  seus bens materiais, com a herança  terrena  que ele  deixaria para os seus descentes de sangue, mas Deus estava preocupado  com algo muito maior  a herança  que ele deixaria para  seus  filhos na fé, o que Deus  falou pra Abrão naquele  dia, se cumpre na sua plenitude  em  sua  descendência física e espiritual. Gl.3:29, Gn.15:7, Ap.21:1,2, Rm.8:17

Conclusão: Vale a pena descansar em Deus e viver uma  vida de inteira  confiança  n’Ele, apoiados  na promessas da palavra de Deus.  

Bibliologia: Milca Godoy de Castro – Aleluia, Revista de Estudos Bíblicos – Janeiro 1982

Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista  do Amor

Deixe um comentário