Você está visualizando atualmente NÃO DESISTA

NÃO DESISTA

Versículo chave: Lucas 9:57-62

Introdução: Os ensinamentos de Jesus, nos mostra que devemos ficar atentos para responder ao seu chamado de imediato, de modo que ao iniciar a nossa caminhada com Ele, não mais possamos olhar para trás. No Livro de Lucas, vemos a história de 03 homens que queriam ser seus discípulos, mas cada um apresentou uma justificativa para retardar o seu chamado. Nesta lição iremos perceber que uma vez chamados por Jesus, somos chamados para prosseguir e não para desistir.

Escrituras:  Hebreus 12:1-2;  Marcos 10:27-30; Lucas 17:32; Filipenses 3:8 Quebra-gelo: Livre

Pensamento inicial

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.1 João 2:15. O que isso significa?

Aplicação da Bíblia

1.Ao ler Lc 9:57-62 Existe um princípio bíblico que Jesus está querendo nos ensinar nessa passagem. Qual seria? Você conhece alguém, ou já viveu alguma situação em que você quis desistir da caminhada? Você teve que renunciar alguma coisa por amor a Cristo? Devemos nos lembrar que a caminha cristã e comparada a um casamento onde nós somos a noiva e Jesus o noivo. Assim, o princípio da aliança e da fidelidade não deve ser mantido apenas por Jesus “Ele é Fiel”, também precisa ser mantido por nós.

Aplicação na vida

  1. Quando optamos por seguir a Jesus deveríamos entender que não O escolhemos pelas coisas que Ele pode nos dar. Jesus nos mostra a importância de compreender que segui-lo irá nos custar alguma coisa. Não deve ser fruto de uma emoção momentânea ou de uma decisão impensada. Infelizmente algumas pessoas tem invertido a ordem das coisas, achando que Jesus tem que se adaptar as suas escolhas e seu modo de vida. Seguir a Jesus é cumprir a sua vontade, existe uma exigência que deve ser cumprida, não devemos olhar para trás. Precisamos compreender que pregar o evangelho, é ainda uma mensagem de arrependimento e arrependimento também está ligado ao abrir mão de práticas do passado e viver em novidade de vida. Será que você está disposto a seguir Jesus de verdade?
  2. Ler Hb 12:1-2   Você já parou para pensar porque Paulo nos pede para deixar todo embaraço e pecado e pede para que corramos a carreira que nos está proposta? Você acha que é possível seguir a Jesus e ficar olhando para as coisas do passado? Em outras palavras ele está querendo dizer que precisamos virar as costas para o mundo e fixar os nossos olhos em Jesus. A Bíblia também nos conta a história de um rico que por amor aos seus bens não teve coragem de largar tudo para seguir a Jesus. Leia Mc 10:27-30. Qual é o seu ponto vulnerável? Quais são as coisas que poderiam te impedir de prosseguir e seguir o evangelho?
  3. Leia Lc 17:32 –  Vemos que uma ligação desprendida com as coisas da Terra permite uma prontidão para partir. O destino recebido pela mulher de Ló é uma advertência para que não fiquemos ligados as coisas do mundo. Aquela olhada para trás, significa Saudade daquilo que ela estava deixando. Lembre-se que no nosso coração não pode haver saudades de nada daquilo que deixamos para trás para seguir a Jesus.
  4. Ler Fp 3:8 – Paulo nos mostra que no evangelho temos muito mais ganhos do que perdas. Por isso, não existe razão para temer. Não existe nada mais valioso que conhecer a Cristo, É esse entendimento que nos permite compreender que vale a pena deixar qualquer coisa para trás, qualquer renúncia, e, que não devemos hesitar em prosseguir. Não desista do seu chamado!

Desafio

Não importa em qual estágio da vida você se encontra, talvez você se encontra no estágio de vencer a barreira para conversão, ou talvez você já rompeu essa barreira, mas permaneceu firme por algum tempo, mas retrocedeu porque olhou para trás, Tenho uma boa noticia para você, HOJE É DIA DE RECOMEÇO e DEUS ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS, te oferecendo uma nova oportunidade para te restaurar e te fortalecer nessa caminhada. DEUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ! Lembre-se que não é na sua força, mas na Força de DEUS! NÃO DESISTA!

Anderson César Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário