Você está visualizando atualmente EXPRESSÃO DA LIBERDADE CRISTÃ

EXPRESSÃO DA LIBERDADE CRISTÃ

Gálatas 6.1-5

Paulo ficou sabendo que  a igreja da Galácia estavam se desviando  do Evangelho da Graça e  voltando as  práticas antigas, influenciados  por  falsos mestres, que lhes impunha a circuncisão e o jugo da lei mosaica como requisitos necessários à salvação. (Gl.1:6-8). Então Paulo escreve  a  estes  irmãos, para os trazer de volta ao evangelho. Como naqueles dias a mensagem  do evangelho  continua sofrendo ataques e Satanás  tenta levar os crentes  a  afastar-se da Graça.

Compartilhando: Em  algum momento da  sua  caminhada  cristã, alguém tentou te  afastar do  evangelho com argumentos  contrario ao que você havia aprendido a cercada salvação? Conta  como foi essa  experiência.

A Liberdade  em Cristo – o apóstolo lembra os irmãos  que eles foram libertos em Cristo para  viverem em liberdade  e os aconselha a permanecem nesta  liberdade sem  voltar  a  condição de  escravos (Gl.5:1). Assim também nós fomos libertos em Cristo, ficando livres das peias e  das  algemas  do legalismo religioso. Fomos purificados através  do sacrifício de Jesus (1Jo.1:7-9) para vivermos livres em Cristo e assim permanecer. (1Jo.2:24)

Compartilhando: Em Cristo fomos libertos quando cremos nas  verdades  do evangelho e aceitamos a Jesus, você poderia testemunharessa benção e como  foi que você  foi alcançado? 

A expressão da Liberdade em Cristo

A  liberdade é expressa através das nossas  atitudes em relação as pessoas  com quem relacionamos. Assim Cristo se torna  conhecido através de nós por meio dessas  atitudes  e  outras pessoas  vão sendo alcançadas (Jo.17:23; At.2:47).

Compartilhando: Alguém do seu relacionamento seja família, parente, amigo  ou colega  de trabalho  foi alcançado com  a mensagem do evangelho  através do  seu testemunho de vida, pode  contar  um  pouco dessa  experiência?

Atitudes  que expressam a nossa  liberdade em Cristo

São várias, mas falaremos de quatro delas – Gl.61-5, 1ª) v.1-A paciência com as  pessoas  que se afastam  do evangelho  ou comete  alguma falha; 2ª) v.2 – Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. A palavra carga  refere-se ao que nosso irmão não  consegue  carregar  sozinho e precisa de ajuda, seja enfermidade, tribulação, desemprego, tentações ou quedas espirituais;  3º) v.3 O orgulho – um problema sério, é a  causa  da maioria  dos males  sociais; o indivíduo  toma pra  si a Glória  que  é  de Deus ou se valorizara  falsamente e se achando melhor que outros e em condição  de julgar o próximo. Quando Cristo nos liberta,  ele nos livra do orgulho e o liberto se gloria  no Senhor e se coloca como servo da comunidade  onde vive.(II Co.10:18); 4ª)  v 5 –Levando a sua própria carga –Porque cada qual levará a sua própria carga –  Novamente aparece o termo carga  ou fardo, porem  aqui refere-se  um peso que é  suportável, referindo ao que eu  posso fazer em relação a minha vida, tanto espiritual quando material.

Compartilhando: Comente qual dessas  atitudes mais te chamou  a atenção e o que você aprendeu e  como vai aplicar isso no  seu dia a dia.

Conclusão: Em Cristo  fomos libertos, não por nosso esforço ou algo que fizemos por merecer mas pela Graça e  o Espirito Santo que habita  em nós gera diariamente e vida de Cristo no nosso interior (Jo.7:38).

Pr. Carlos Augusto da Costa AlvesIgreja Batista  do Amor

Deixe um comentário