Você está visualizando atualmente ESTOU PASSANDO POR UMA TEMPESTADE!

ESTOU PASSANDO POR UMA TEMPESTADE!

Textos bíblico: Marcos 4:35-41

Texto base: Naquele mesmo dia, ao cair da tarde, pediu aos seus discípulos: “Passemos para a outra margem”. 36 Eles, então, despedindo-se da multidão, o levaram no barco, assim como estava. E outros barcos o seguiam. 37 Aconteceu que levantou-se um tremendo vendaval, e as grandes ondas se jogavam para dentro do barco, de maneira que este foi se enchendo de água. 38Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o despertaram e suplicaram: “Mestre! Não te importas que pereçamos?” 39 Então, Ele se levantou, repreendeu o vento e ordenou ao mar: “Aquieta-te! Silencia-te!” E logo o vento serenou, e houve completa bonança. 40E indagou aos seus discípulos: “Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?” 41 Os discípulos, contudo, estavam tomados de terrível pavor e comentavam uns com os outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”. Mc 4:35-41.

Ideia Central: Precisamos compreender que ter fé em Jesus, significa ter a certeza de que nunca enfrentaremos os perigos que o mundo nos apresenta sozinhos e que as tempestades servem para nos ensinar a depender de Deus e a crescer na fé.

Quebra Gelo: Você já passou por alguma tempestade/dificuldade em que pensou estar sozinho? Qual foi a sua reação?

  1. Pensamento Inicial: Às vezes até podemos ter a falsa impressão de que não iremos passar por lutas, por tempestades ou por situações difíceis como a que estamos enfrentando nesses tempos de coronavírus, e, isso tenta tirar a nossa paz. Os discípulos também não estavam esperando aquela tempestade e quando as águas se agitaram e começaram a entrar no barco, o desespero tomou conta deles, porque pensaram que não iriam chegar do outro lado. Saiba que é normal termos esse tipo de pensamento, todavia quando passamos a conhecer a Jesus, não precisamos mais temer porque Ele tem cuidado de nós.
  • Aplicação da Bíblia: Existe algumas passagens bíblicas que demonstram que iriamos passar por dificuldades, mas que em todos os momentos devemos confiar em Deus. Leia – Is 53:1-2. O que você entendeu dessa passagem? Jesus passou por várias dificuldades e certamente uma das piores tempestades foi o do Jardim Getsêmani em que fora acusado injustamente e depois condenado a morte de cruz. Leia 1 Co 15:57 e 1 Jo 5:4.

Reflita:    1) Quem está dentro do seu barco é maior que as tempestades?

2) Na sua opinião existe algum obstáculo que não possa ser vencido por Jesus?

3 – Aplicação na Vida: Constantemente somos bombardeados por notícias que tentam nos paralisar e fazendo uma analogia como texto que foi lido, ainda que tenhamos a certeza de que Jesus está em nossas vidas, também precisamos pela fé compreender que Ele tem todo o poder para realizar qualquer coisa ou qualquer milagre que precisamos. Não existe uma situação que não possa ser mudada por Jesus! Se você teve experiências com Jesus somente em terra, saiba que Ele também é capaz de acalmar a tempestade que você possa estar passando em sua vida. Os discípulos estavam com medo das ondas, porém as ondas eram somente as consequências do vento forte, Jesus vai agir direto na causa. Isso significa que aquilo que pode tentar nos trazer medo, não causa nenhum medo em Jesus e aquilo que pode tentar tirar a nossa paz, deve servir apenas para aumentar ainda mais a nossa confiança Nele. Compartilhe: Diante das tempestades como tem sido o seu comportamento?

4- Desafio: Nesse exato momento existe milhares de pessoas que estão passando por grandes tempestades e algumas até pensam em desistir da própria vida em razão das: (doenças, medo da morte, preocupações, depressão, angústias…), mas que não sabem a quem recorrer para ajudá-las, seja um porta voz de esperança para essas pessoas, fale do amor de Deus por elas e que Ele é a resposta de que nós precisamos. O Senhor tem colocado você em lugares estratégicos para que possa alcançar muitas vidas. Lembre-se disso, compartilhe aquilo que Deus fez na sua vida!

Conclusão: Saiba que as tempestades servem para nos ensinar a depender de Deus e a crescer na fé. A presença de Jesus em nossas vidas, nos garante a vitória sobre o medo e acalma qualquer tempestade!

Anderson César Fernandes Igreja Batista do Amor Zona Oeste

Deixe um comentário