Ideia Central
O vento é invisível, imprevisível, não pode ser tocado, nem compreendido. Sua ação independe da atuação humana. Podemos senti-lo e ouvi-lo. Seus efeitos são perceptíveis. Assim é a operação do Espírito Santo na nossa vida.
Escritura
João 3.8 / João 3.3-6 / 2 Coríntios 5.17 / Gálatas 4.6-7 / Atos 2.14. Quebra-gelo
- Você conseguiu ABENÇOAR alguém esta semana? Se sim, o que aconteceu?
- Não vemos o vento, porém vemos seus efeitos. Cite efeitos do vento do Espírito na sua vida. Alguém já mencionou alguma diferença em você que seja fruto da operação do Espírito Santo? Aplicação Bíblica
- Leia João 3.8. O que você entendeu nessa passagem?
- Nicodemos era mestre da lei, religioso, integro, fazia parte do Sinédrio, mas não era salvo. O que faltava para ele entrar no reino de Deus (João 3.3-6)?
- Em 2 Coríntios 5.17 está descrito que se alguém está em Cristo Jesus é nova criatura. Comente.
- Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (Gálatas 3.26). Leia Gálatas 4.6-
- Você tem convicção que é filho de Deus? Aplicação na vida
- Sem a atuação do Espírito Santo na nossa vida, não conseguiríamos reconhecer nossos pecados, não haveria arrependimento e confissão, não seria possível o novo nascimento que é a mudança interior. Nossa alma permaneceria com o vazio que só Deus preenche e continuaria a gritar pela eternidade com Cristo. Permaneceríamos escravos do pecado, do eu e não desfrutaríamos do privilégio de ser filho de Deus. Sem o Espírito da Vida estaríamos para sempre mortos. Não teríamos a capacidade própria de ficar de pé para viver e cumprir a vontade do Eterno. (Atos 2.14).
Conclusão/Reflexão:
Que o Espírito Santo esteja para sempre em nós nos santificando e preparando para a Eternidade com Deus. E enquanto militamos aqui na terra, continue nos conduzindo em toda a verdade, encorajando-nos, dando força, intercedendo e capacitando para estarmos de pé para Deus. “Senhor não retire de nós seu Santo Espírito”