Você está visualizando atualmente CUIDADO COM O DESÂNIMO!

CUIDADO COM O DESÂNIMO!

Ideia Central

Precisamos compreender que em alguns momentos em nossa vida passaremos por situações/dificuldades e isso de certa forma talvez possa provocar um desânimo, ainda que momentâneo. Porém, nesses momentos de desânimo, devemos prosseguir e não olhar para as circunstâncias, porque somos guiados pela Fé.

Escritura

Jó 4:3-6 / 1 Rs 19:1-18 / Pv 13:12

Quebra-gelo

  1. Você já passou por alguma dificuldade que lhe trouxe a vontade de desistir em razão do desânimo?

Pensamento inicial

  • Às vezes podemos até pensar que o desânimo/desencorajamento vem somente quando não temos algum tipo de realização em nossas vidas ou quando sofremos algum tipo de frustrações. Isso não é uma verdade, podemos estar em um ambiente de realizações, e, mesmo assim podemos ser desencorajados. Precisamos ver com clareza qual é a nossa real situação. Você consegue perceber em quais momentos você está mais propício ao desânimo? Fazer uma leitura de nossas atitudes, nos permite evitar de cair na cilada que o desânimo pode provocar.

Aplicação Bíblica

  • Jó certamente tinha vários motivos para andar desanimado, mas em momento algum ele se voltou contra Deus. Já na passagem que Lemos 1 Rs 19:1-18, vemos que Elias estava em crise, mas não foi por causa das não realizações, ele viu fogo descendo do céu, viu o inimigo sendo derrotado, uma nação se voltando para o Senhor, ele viveu os cuidados de Deus de uma maneira muita intensa, ele tinha grande resultados em seu ministério, ele orou e não choveu durante os 3 anos e meio, Deus o sustentou pelos corvos que levava pão e carne para ele todos os dias, quando o ribeiro se seca, Deus prover novamente o que ele precisa. Mas o que levou Elias a desejar a morte? Ele teve as suas expectativas pessoais frustradas, porque no verso 4 ele afirma que não era melhor que seus pais. Na verdade, ele estava fazendo uma comparação, e, isso lhe trouxe um descontentamento.
  • Será que todos os seus sonhos/aspirações são de Deus?
  • O que lhe causa desânimo?

Aplicação na vida

  • Leia Pv 13:12- Sabe aquele tipo de coisa que as vezes ficamos esperando e que nunca chega, isso pode provocar uma frustração em nossas expectativas que podem acabar desencadeando no desânimo. Mas saiba que existe algumas as coisas que estamos esperando, e não se concretizam porque não eram para acontecer. Porém, será que elas deveriam ser mesmo esperadas? Existem coisas que são promessas de Deus, mas tem coisas que nós mesmos decidimos que precisamos para ser feliz, sem realmente ser uma promessa de Deus. A bíblia nos mostra que Paulo escrevendo aos Romanos, nos ensina que não devemos ambicionar coisas altivas, mas sim as coisas humildes. Comente: Na sua opinião, uma expectativa pessoal frustrada pode trazer o desânimo? Em algum momento da sua vida, você já sentiu vontade de comparar sua vida com a de outra pessoa? Você já se sentiu esquecido por Deus?

CUIDADO COM O DESÂNIMO!

  • Observe seu comportamento – Uma das formas de percebermos que estávamos vivendo as frustrações de algumas expectativas não cumpridas e quando deixamos que isso fale mais alto que nossas realizações e nos cause tristeza constante, a ponto de nos desanimar.
  • Cuidado com o seu senso de Justiça: A grande maioria das frustrações, vem do nosso senso de comparação, porque queremos comparar a nossa vida com a dos outros. De alguma forma queremos saber se estamos sendo tratados da mesma maneira que achamos que deveríamos ser tratados. Tome cuidado com o seu senso de justiça, porque Elias se sentiu frustrado porque achava que Deus devesse agir de uma maneira diferente.
  • Não se isole – Saiba que é plenamente normal apresentar sintomas de desânimo em algum momento da vida. Mas, devemos entender que não é sadio querer se afastar de todo mundo e se isolar, isso pode trazer muitos problemas emocionais e uma interpretação errada da realidade na qual estamos vivendo. Pessoas que se isolam, não conseguem ter uma visão ampliada e estão sujeitas a não ouvir a voz de Deus, porque estão com o coração fechado para conselhos. Como foi o caso do Profeta Elias, que mesmo recebendo orientação de Deus, que deveria voltar pelo mesmo lugar, escolheu não obedecer.

Desafio/Conclusão

Certamente você conhece alguém que está passando por uma situação de desânimo. Com o aprendizado dessa lição, você poderá ser um porta voz de DEUS para essa pessoa, para trazer-lhe novo ânimo de vida. Sabe aquela pessoa que não tem ido a célula ou que você não está vendo-a na igreja, aproveite para mandar uma mensagem, fazer uma ligação, compartilhar uma palavra de encorajamento, e, se coloque a disposição para ajudar, caso ela precise. Lembre-se que DEUS nos ama com amor eterno e que Ele jamais nos abandonará. Continue orando e convide as 5 pessoas para participar de uma de nossas reuniões.

Anderson César Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário