Você está visualizando atualmente AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DO POVO DE DEUS

AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DO POVO DE DEUS

TEXTO BASE: (Ef 1.3-14)

Introdução: Paulo inicia a carta aos Efésios com um parágrafo de alegre celebração. Ele diz: “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”. Ou seja, Paulo está dizendo que a igreja é constituída de pessoas muito abençoadas. No Antigo Testamento, o povo de Deus recebia bênçãos materiais como recompensa de sua obediência (Dt 28.1-13). Mas, agora no Novo Testamento, não por causa da nossa obediência, mas por causa da perfeita obediência de Cristo (na cruz), nós temos a garantia de todas as bênçãos espirituais. No entanto, quais seriam essas bênçãos espirituais? Veremos a seguir que a igreja recebeu graciosamente bênçãos trinitárias: a bênção que procede do Pai; a bênção que procede do Filho; e a bênção que procede do Espírito Santo.

  1. A BÊNÇÃO QUE PROCEDE DO PAI: ELEIÇÃO (Versos 4 a 6). Paulo diz que Deus Pai nos escolheu e predestinou. Ou seja, recebemos a graciosa bênção de sermos escolhidos pelo Pai Celestial. Mesmo não merecendo. Mesmo não havendo nada de bom em nós. Mesmo afundados num lamaçal de pecado. Deus nos escolheu! Ele nos elegeu! E não existe nada mais abençoador do que isso. Além do mais, fomos amorosamente escolhidos para um propósito: “para sermos santos e irrepreensíveis” e também, “adotados como seus filhos…”. Por fim, sendo você de tradição reformada ou pentecostal; calvinista ou arminiano, entenda uma coisa: Deus não te escolheu porque você é bom, especial ou merecedor. Não! Você foi escolhido porque Deus é bom. Porque Deus é amor. E porque Deus é gracioso.

Compartilhando: O Pai Celestial nos escolheu para adoção e, também, para uma vida de santidade. Portanto, os escolhidos de Deus, apesar de eventuais falhas, possuem o sincero desejo de santificação. Você se entristece quando peca? Você deseja progredir em santificação? Se sua resposta for “não” para as duas perguntas, creio que sua salvação seja questionável.

Observação pastoral: Na Igreja Batista do Amor, nós temos irmãos Calvinistas e, também, irmãos Arminianos. Uns creem que Deus nos elegeu com base em seus decretos eternos, outros creem que fomos eleitos com base na presciência de Deus. Não obstante, no que diz respeito à doutrina da eleição, nós não ficamos levantando bandeiras “teologicamente partidárias”. Pelo contrário, cremos que nossa comunidade de fé é composta por pessoas maduras, e que entendem que o nosso ponto de convergência é Cristo Jesus. Por isso, estamos vivendo em unidade, compondo um grande mosaico teológico. A IBA é um lugar onde os diferentes se assentam à mesa para partir o pão e celebrar dizendo que Cristo é Senhor e Salvador. Somos muitos, somos diferentes, mas somos um em Cristo.

2. A BÊNÇÃO QUE PROCEDE DE CRISTO: REDENÇÃO (Versos 7 a 12). Redenção é um ato de resgatar e libertar mediante o pagamento de um preço. O pecado havia nos feito triplamente escravos: escravos do mundo (sistema anti-Deus), escravos da carne (natureza pecaminosa) e escravos de Satanás. Éramos como prisioneiros de guerra, mas Cristo, com seu sangue, pagou o nosso resgate e nos colocou em liberdade. Isso é redenção. Nossos pecados foram perdoados; a culpa foi removida. Jesus pagou nossas dívidas espirituais (Cl 2.14), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Por isso, a bênção da redenção não pode ser encontrada nas religiões; não pode ser comprada pelos homens; nem tampouco recebida em rituais pagãos. A nossa redenção está centrada unicamente em Cristo. Somente Cristo! Ele nos resgatou, libertou e nos fez herança para o Pai (v 11).

Compartilhando: Após a experiência da redenção, o que mais mudou em você? As pessoas notaram essa mudança?

3. A BÊNÇÃO QUE PROCEDE DO ESPÍRITO SANTO: SELO (Vs 13, 14). De acordo com Paulo, os que ouvem o evangelho da salvação e creem são selados com o Espírito Santo de Deus. O selo indica autenticidade, proteção e direito de posse. Com isso, entendemos que a nossa vida foi estampada com o Selo Oficial do Grande Rei. Somos propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2.9) e ninguém, fora da Trindade, tem autorização para violar o Selo de Deus em nossas vidas. Portanto, o Espírito Santo é o nosso penhor; é nossa garantia de que Cristo voltará para buscar aqueles que lhe pertencem.

CONCLUSÃO: Bênçãos materiais podem ser importantes, mas as bênçãos espirituais são determinantes. A igreja foi grandemente agraciada com bênçãos espirituais trinitárias: O Pai nos abençoou com a eleição; o Filho nos abençoou com a redenção; e o Espírito Santo nos abençoou com o selo. E toda essa obra divina na vida dos salvos é realizada para o louvor da glória de Deus (v 6, 12, 14). “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus” (1Co 10.31).

Pr Douglas Panta – Igreja Batista do Amor.

Deixe um comentário