Sl.128:1(NTLH) Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade!
O Sl.128 é chamado de salmo de Sabedoria, pois dá instruções para os pais de como conduzir a sua família em vitória. A Bíblia ensina que o pai é responsável por instruir a família como também ensina que os filhos devem obedecer os pais a fim de que tudo corra bem e tenha viva longa (Ef.6:1 e 3) Porem para orientar a família na Sã Doutrina, há necessidade de instrução na Sã Doutrina. Em Tito 2: 1 – 5 Paulo orienta Tito a ensinar os crentes da Ilha de Creta, a ensinarem os demais irmãos a Sã Doutrina ou as virtudes de Deus. Nós pais temos a responsabilidade de ensinar o caráter de Deus a nossos filhos, como temos a necessidade de receber instruções na Palavra de Deus para alcança-los com a Sã Doutrina. Em (1 Pe.1:2) diz que em Cristo fomos santificados para a obediência , isto é, fomos desligados da influencia da velha natureza e ligados em Cristo, que agora nos influencia através da sua Palavra e do Espirito Santo e é sob essa nova influencia que vamos ensinar a nossa família.
Reflexção: Que tipo de influencia te orienta a ensinar a sua casa, o que amigos dizem, os filmes, será que não tem repetido os mesmos erros que seus antepassados ?
Uma família abençoada
É necessários 2 coisas, segundo o salmista:
- Temer a Deus, o Senhor –V.1.ª Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, – A Palavra Temer normalmente é empregada no sentido de ter medo ou sentir ameaçado, esse é o temor no sentido negativo da Palavra. O temor a Deus, o Senhor não tem relação com medo e ameaças e nem é uma relação de subjugo, imposições, intimidação, mas é uma relação de liberdade e encorajamento baseada no amor (I Jo.5:3) . Quem serve a Deus, serve por prazer e vive em comunhão com Ele, comunhão que se torna cada dia é mais sólida; gerando uma vida em comum com Deus. Nossos sentimentos vai sendo transformados nos sentimentos de Deus, os pensamentos vão sendo transformados, (Rm.12:2), o caráter vai tomando a forma de Cristo (I Co.2:16), a visão agora é de Deus, olhamos para as pessoas a nossa volta com o olhar de Deus, um olhar de misericórdia e de bondade (II Co.5:16,17). Isso é possível porque Cristo habita em nós. Esse relacionamento com Deus é chamado de comunhão. Cinco passos para obter a comunhão com Deus: a) ter a consciência de que somos amados por Deus (Jo.3:16); b) e somos pecadores (Rm.3;23); c) e como pecadores estamos separados de Deus (Is.59:2); c) mas somente Jesus pode nos levar a Deus (Jo.4:16, I Tm.2:5), e então Confessar a Jesus como nosso Salvador e recebe-lo em nossas vidas (Rm.10:9)
Reflexão: Com que olhar você tem visto as pessoas da sua casa, com olhar humano ou com o olhar de Deus?
- Viver de acordo com a Santa vontade Deus – O Escritor da carta aos Efésios ensina sobre vontade de Deus. (Ef.2:9,10) a máxima da vontade de Deus, é que todas as coisas sejam convergidas ou dominados por Cristo, Ele deve ser glorificado, acima de tudo, de todos e de todas as coisas. Logo entendemos o que é viver de acordo com a vontade de Deus, é viver uma vida que glorifique a Cristo ou que contribua para que Ele seja glorificado. Isto não é apenas verbalizar um “Glória a Deus”, mas viver uma vida santa e de acordo com a Palavra de Cristo. (Jo.15:14 e 15) Vivendo em comunhão com Cristo – Jo.15:4 frutificando através do nosso viver diário, com nosso testemunho comportando sob a influencia da Palavra de Deus.
Reflexão: As suas atitudes visa glorificar a Cristo como objetivo principal, qual o lugar Ele ocupa na sua vida?
O resultado de uma vida temente a Deus, o Senhor e de acordo com a vontade de Deus é uma família abençoada com salvação, cura física, mental e espiritual, proteção e provisão. A mulher como a videira frutífera, fala de saúde no lar, o filhos como planta de oliveira, fala de esperança para as nações e por fim longevidade.
Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor