Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d Situs Slot Gacor
Bambu4d
Slot Gacor Bet Kecil
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Situs Togel Online
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Playstar
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto
Slot Demo PG Soft
Você está visualizando atualmente SÉRIE: A MISSÃO  – OS PEQUENOS GRUPOS – ”DA SALVAÇÃO AO ENVIO, DA CONVERSÃO À MISSÃO”

SÉRIE: A MISSÃO – OS PEQUENOS GRUPOS – ”DA SALVAÇÃO AO ENVIO, DA CONVERSÃO À MISSÃO”

“OS PEQUENOS GRUPOS – DA SALVAÇÃO AO ENVIO, DA CONVERSÃO À MISSÃO”

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

Introdução: Profeticamente, para nós, 2021 é o Ano da Missão. E, como Igreja, a nossa Missão é: ‘Anunciar o Evangelho a todos, indistintamente, pregando a graça salvadora e o amor incondicional de Deus e, por meio do discipulado, transmitir o legado de Cristo a outras gerações em Uberlândia, em toda Minas Gerais e Brasil, e até os confins da terra’. Estamos baseados na Grande Comissão de Jesus (Mc 16.15 e Mt 28.19).

Contextualização: Por que falarmos dos pequenos grupos no contexto de missão? Porque sem eles é impossível cumprirmos integralmente a missão. Quando não vive em pequenos grupos, a Igreja acaba por estancam a missão do Senhor, que não é apenas pregar (ganhar), mas, especialmente, transformar (discipular). O desejo de Deus é que o homem seja salvo, mas, também, seja pleno na verdade (I Tm 2.4). E essa plenitude acontece na proximidade relacional da microigreja, da célula, nas casas.

O que é ‘Pequeno Grupo’ no contexto cristão? É a expressão mais original e tangível da Igreja neotestamentária.É a microigreja que nasceu no primeiro século e, através da qual, a Igreja Local se expressa e atua de modo relevante na comunidade. O ‘ide’ só se cumpre quando estamos entranhados na vida comunitária, não por meio de uma instituição, ou, organização, mas, através de um organismo vivo, formado pelos membros do Corpo de Cristo. E a expressão palpável deste Corpo chamado Igreja é a casa, a célula, a família. Vejamos:

  • Nasceu nas casas (At 1.12-14 e 2.1-4)
  • Viveu nas casas (At 2.46; 5.42 e 12.12)
  • Ganhou nas casas (At 2.47; 10.24 e 16.15)

O Pequeno Grupo é a vida da Igreja Local, que dá sentido à Igreja Global e o Reino de Deus. Quanto mais a Igreja Local funcionar como o seu modelo original (a Igreja Primitiva), mais eficaz ela será no cumprimento de sua missão. Consequentemente, mais a Igreja Global de Cristo e o Seu Reino serão edificados e fortalecidos.

  • A importância da Igreja Local: Jesus está no meio dela (Ap 1:12 e 13; Mt 18.20, Hb 10.25)

Com o tempo, a Igreja deixou de se parecer com a do 1º século, porque foi perdendo sua identidade (esqueceu-se do que é) e desconhecendo sua vocação (esqueceu-se do que foi chamada a ser). A Igreja de Cristo é santa, separada para pertencer a Deus e adorá-lo, mas, também, apostólica, enviada ao mundo em sua missão. Quando renunciou às reuniões nas casas, se distanciando do mundo (comunidade), e voltando-se somente para si mesma, adoeceu por causa de uma autoimagem errada. Isso interferiu diretamente no cumprimento de sua Missão.

A história: Por volta de 312 d.C., a igreja tinha mudado de reuniões regulares nas casas para reuniões quase exclusivamente em prédios especiais. Esta mudança não ocorreu apenas por um fato, mas, certamente, o modelo de igreja de uma asa, do imperador romano Constantino, que combinou governo romano, sistema feudal e religião, foi determinante em descaracterizar a originalidade igreja cristã e influenciar a sua estrutura até os dias de hoje. 

A Catedral de Constantino contribuiu para transformar o organismo vivo em apenas uma organização estática, inflexível e egocêntrica, onde as pessoas iam para a construção (catedral), em um ‘dia especial’ da semana (domingo) e alguém (sacerdote) fazia alguma coisa para elas (indulgência), ou, por elas (ritual), por um preço (ofertas). Esse nunca foi o modelo da Igreja de Cristo! A Igreja de duas asas tem a teologia correta (vinho novo) e a estrutura adequada (odres novos), por isso, leva vida a todo corpo e fortalece os membros à missão. Vejamos:

Estrutura Física: Pequena – Jesus não disse ‘onde estiver duzentos, ali eu estarei’. Funcional – O prédio ou as casas não são sagrados e sim funcionais, para nos reunirmos. Acessível – muitos não iriam ao prédio da igreja, mas, não resistiriam em ir a uma casa. Comunitária – o fim não é o prédio, mas, a comunidade na qual está inserido. Personalizada – Não são números; são pessoas que se relacionam de verdade: LC = (N x N) – N.

Estrutura Eclesiástica: Descentralizada – Ministério na mão do povo (I Pe 2.9). Leiga (laikós) – (At 4.13; 18.26).

Estrutura Espiritual: Intercessora (At 4.31; 12.12). Adoradora (At 2.47; 16.25). Bíblica (At 2.42; 17.11).

Pr. Ricardo Arturo Tatis Batista – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário