Você está visualizando atualmente REANIMAR EM DEUS

REANIMAR EM DEUS

Texto base: Isaías 40. 28-31 “…mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças…” (vs. 31)

Introdução: Você já viu como um atleta de maratona fica ao correr 42 km? Há alguns atletas que, na linha de chegada, sofrem de exaustão física, esgotamento físico, as pernas não correspondem mais, a respiração pesada, ficam quase sem forças para respirar, e alguns até caem no chão. Mesmo nesses casos de exaustão, uma boa massagem, um tempo de descanso e uma noite de sono resolvem. Esse texto de Isaías fala de um cansaço na alma, de perder a esperança, perder as forças na caminhada, nos fazendo desistir e parar no meio do caminho.

Falando para crescermos em fé: Você já passou por uma situação de desânimo ou esgotamento e, em Deus, você foi renovado e reanimado?

Veja Isaías 35.3,4: “Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes; digam aos desanimados de coração: ‘Sejam Fortes!’”, Jeremias 31.25: “Pois saciarei a alma cansada, e fartarei toda alma desfalecida.”, Mateus 11.28-30: Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma”, e Gálatas 6.9: “E não nos cansamos de fazer o bem, porque ao seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”

Temos de fazer o bem diante do Senhor, vencendo o cansaço, sendo o desafio conseguir realizar, mas sem desfalecer, porque a colheita acontece apenas se não desfalecermos. O que faz as pessoas desfalecerem é a espera, porque a colheita tem um tempo, e esse é o tempo de Deus, e nosso desafio é vencer o tempo da espera.

Aprendendo uns com os outros: Como podemos não desfalecer, mas vencermos o tempo da espera?

Paulo escreve a carta de 2 Timóteo poucos meses antes de ser martirizado em Roma. Ele narra que fora abandonado por muitos (4.9-16), sentia que seu fim estava próximo, mas seu espírito estava repleto de paz e, mesmo tendo passado por várias perseguições de morte, escreve a mensagem da graça e salvação: “Todavia, o Senhor permaneceu ao meu lado e me abençoou com forças para que por meu intermédio a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os que não são judeus a ouvissem.” (2 Tm 4.17)

Em 1 Sm 30.7-8, Davi se reanima em Deus. Ele teve um posicionamento espiritual de orar e buscar a Deus, e Deus responde: PERSEGUE-O, PORQUE, DE FATO, O ALCANÇARÁS E TUDO LIBERTARÁS. Porém, chegaram ao ribeiro de Besor, lugar onde os retardatários ficaram. 200 homens ficaram para trás por não poderem, de cansados que estavam, atravessar o ribeiro. Em alguns momentos, por estarmos cansados, não conseguimos vencer obstáculos pequenos que teríamos condições de vencermos.

Conclusão: Leia 2 Coríntios 4.8-9, 13-14, 16-17. Em Jesus Cristo, nosso homem interior se renova a cada dia. Cremos que a tribulação em Cristo se torne leve e momentânea. Recebemos, pela fé, o Espírito de Ressurreição e Vida, que nos reanima e nos fortalece.

Pr. Rodrigo Barbosa – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário