Ideia Central
A Bíblia é o livro dos ousados, intrépidos, arrojados e não dos tímidos. A escritura nos apresenta os intrépidos, que ousaram ir aonde ninguém mais iria e ousaram fazer o que mais ninguém sonhou ser possível.
Escritura
Apocalipse 21.8 / I Coríntios 16.13 / Atos 4.13 / Provérbios 28.1 Quebra-gelo
Comente sobre um ato ousado na sua vida, ou o que a falta desse ato ousado trouxe de consequência? Pensamento inicial
Os personagens principais da Bíblia não conseguiram seus lugares naquele livro por causa da sua timidez. Deus os colocou em evidência por causa da ativa ousadia de sua fé. Eles de maneira alguma eram perfeitos, mas também não escreveram seus nomes nas paredes da história com uma mão trêmula.
Aplicação da Bíblia
Leia Apocalipse 21.8. A Bíblia equipara o tímido aos incrédulos e muitos outros. Qual o seu entendimento sobre a timidez na perspectiva bíblica?
Ao ler I Co 16.13 qual o princípio bíblico que você extrai? Aplicação na vida
Coloque-se no lugar dos diferentes personagens da Bíblia. Como você se identifica com Abraão, Moisés e Davi?
Abraão. Deus colocou um projeto mirabolante no coração de Abraão e por causa da sua ousadia e fé é conhecido como o pai dos creem (Rm 4.11). Você já deixou de executar um projeto colocado por Deus no seu coração? Qual foi o resultado? O que o impediu de executar esse projeto?
Moisés. Sua ousadia era além de toda a razão, liderando milhares de famílias em uma “missão impossível”. Com
surpreendente ousadia, Moisés bateu em retirada com toda a força escrava do país! O Egito não podia acreditar! Isto era além de qualquer coisa considerada até então possível, era coisa de louco e claramente suicida. O que leva um homem a ter tamanha ousadia e fé pra fazer algo nunca feito antes?
Davi. O espetacular e inesquecível combate de Davi com Golias dá um excelente enredo de um filme. O gigante havia
provocado os poderes de todo o céu, algo ousado aconteceu. Deus deu a pedra de Davi a rapidez e a força das munições dos dias modernos. Davi não era um homem de fazer as coisas pela metade. Ele aumentou o nível espiritual de Israel com inovações na adoração. Ele confiou em Deus e o amou além de qualquer outra coisa. Sua maior ambição era construir um templo para honrar o seu Senhor. Você tem feito algo pela metade para Deus e acha que pode dar um passo de ousadia? Como?
A fé gera ousadia. Como sabemos, os principais homens de Jerusalém, “viram a intrepidez de Pedro e João” (Atos 4:13),
pois eles estiveram com Jesus. Todos os que estão com Jesus devem ser ousados? Como?
Ao ler Pv 28.1 o justo é comparado a um corajoso leão. O que isso trás de ensinamento para você? Desafio
Quando os primeiros discípulos deixaram tudo o que tinham a fazer para seguir a Jesus, eles estabeleceram um padrão para uma infinita multidão de discípulos investirem tudo em Deus, cantando: “Tudo entregarei, Tudo deixarei, sim por Ti Jesus bendito, Tudo deixarei!” Jesus quer que o mundo seja cheio de um povo ousado, que gostam de servir e sejam generosos – que não pensa no quanto isso lhes custará. O conceito de ousadia vem de Deus. Ele mesmo é assim. Há uma terra de vitória em frente de todos nós, onde podemos desenvolver grandeza pessoal e nos tornarmos notáveis com Deus. Lembre-se: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Acesse a bênção!