Ideia Central
Existem momentos que queremos mudar a nossa história, fazemos concertos e remendos, contudo para mudar de vida é preciso de uma mudança radical de atitudes.
Escritura: Mateus 6.22-23 / Gênesis 28.10 / I Samuel 13.11 / Provérbios 18.1
Quebra-gelo e pensamento inicial
- Se você pudesse escolher uma idade para viver, qual seria essa idade? Por quê?
- Para sermos diferentes do que somos, precisamos ter consciência do que somos. Vamos caminhar para o diagnóstico mais preciso, para mudar as situações à sua volta: você. Isso mesmo, a cura do caos à sua volta pode estar no seu coração. Debaixo dessa descoberta vamos ver o que precisamos fazer para sermos medicados e assim perceberemos o remédio divino mudar tudo em nosso interior.
Aplicação bíblica
- Mateus 6.22-23 – O que você entendeu nessa passagem? Aplicação na vida
- “Quem tem tão pouco conhecimento da natureza humana a ponto de procurar a felicidade na mudança de tudo à sua volta, mas não se dispõe a mudar também, desperdiçará sua vida em esforços infrutíferos e multiplicará as aflições que procura remover”. O que você entende nessa frase do Escritor Samuel Johnson?
- Por que tantas pessoas continuam perpetuando seu erro e mantendo seus relacionamentos num grau tão baixo? A resposta pode estar no que a psicologia chama de mecanismos de defesa.
Sem Justificativas – A primeira justificativa da história acontece no Jardim do Éden quando Adão e Eva pecam e Deus foi ao encontro deles. Adão logo disse que foi por causa de Eva. E Eva diz que foi a serpente. Nenhum dos dois assumiu a responsabilidade. Esse processo muitas vezes inconsciente de se justificar leva o indivíduo a manter-se errando e prejudicando os seus relacionamentos. Como fazer para assumir os erros e diminuir as justificativas?
Racionalização – Muitas vezes do ponto de vista racional até podemos ter alguma razão e mesmo assim na prática estarmos completamente errados. o rei Saul teve um processo de racionalização muito claro para justificar e não ter esperado Samuel para oferecer o sacrifício (I Sm 13.11). Como fazer para não esconder os erros nas sacolas dos acertos?
Isolamento – Para não assumir a responsabilidade, muitas pessoas usam o isolamento como arma. Algumas delas até reconhecem o erro, mas não querem lidar com isso de forma objetiva. “Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez” (Provérbios 18:1). Como não viver em isolamento?
Projeção – Na projeção percebemos o erro do outro, mas não assumimos o nosso. Quando Deus nos chama a “vencer o mal com o bem” ele está nos chamando a agirmos diferente do outro. A sermos dirigentes e não dirigidos. Se o outro não assume o erro assuma o seu. No entanto, quando duas pessoas usam o mal da projeção, não há espaço para o bem vencer. Como retirar a projeção dos relacionamentos?
Apatia – O Pr. Márcio Valadão costuma que dizer que a “apatia é desistir sem lutar e acreditar que nada pode mudar a situação”. Se você está percebendo um estado de apatia busque ajuda com pessoas, busque a Deus, pois a apatia de hoje pode resultar em morte amanhã. Mudar de lugar, de relacionamento nem sempre será a melhor solução, pois o problema vai continuar, assim o melhor caminho é buscar a transformação, foi o que ocorreu com Jacó (Gn. 28.10). Não fuja das situações.
Desafio
O trajeto da mudança começa com o reconhecimento dos erros, mas termina com a nossa entrega na mão do Senhor para que ele possa mudar a nossa vida.
Pr Jennison César Fernandes – Igreja Batista do Amor