Você está visualizando atualmente DO SONHO AO SUCESSO, EXISTE UM PROCESSO!

DO SONHO AO SUCESSO, EXISTE UM PROCESSO!

Ideia Central
Aprender com a vida de José, como ser íntegro e indulgente, grande de alma e de coração, digno de respeito e admiração, em uma geração em que a fé está cada vez mais frágil, onde a integridade é rara e o perdão cada vez mais impossível, para muitos.

Escritura  Gênesis 37:1-11;  Provérbios 16:9; Provérbios 19:21;  Jeremias 29:11;

Pensamento Inicial:
José acreditava em sonhos porque Deus os revelava. Digamos que ele pagou um alto preço pelos seus sonhos. Mas, na verdade Deus é a essência dos nossos sonhos (Provérbios 16:9).  José foi o filho amado, favorito de Jacó e irmão mais odiado, e sofreu as consequências de uma paternidade passiva, ausência de mãe e a inveja e ódio dos seus irmãos. 
Qual é o seu sonho? Onde está o seu sonho? O que te impede de sonhar? Nos seus sonhos, têm Deus neles?

Quebra-Gelo/ Reflexão:
José enfrentou seu poço, e em algum momento na vida nós enfrentaremos também, como poços sem água, poços fundos e muitas vezes poços muito secos como: o poço do abuso, do abandono, da mágoa, da traição, da decepção, da inveja, do ódio, das calúnias, da rejeição. Você já esteve ou está dentro de algum hoje? Comente.

Aplicação Bíblica

 A Bíblia não nos diz que, por causa da força de José, ele tinha êxito em tudo o que realizava. É claro que podemos ver que José fazia a parte dele: ele trabalhava, não pecava e fazia tudo aquilo era solicitado. Vimos que José foi obediente a seu pai, desde o começo. Mas, o grande segredo do sucesso dele é que ele tinha o coração no Senhor assim como em (Provérbios 19:21). E, com isso, tudo o que ele fazia prosperava.
No palácio José experimentou a prova da fidelidade de Deus, foi lembrado e promovido a governador do Egito. Ele colheu as recompensas da justiça, foi íntegro e esse era o seu maior objetivo. Tudo o que fazia, ele falava de Deus. Ele estava sozinho no meio de um povo ímpio, mas se manteve fiel. A nossa meta de vida deve ser a salvação e fazer a vontade de Deus. Um sonho sonhado com Deus é possível!

Aplicação na Vida

Dentre tantos altos e baixos, desafios e vitórias e aprendizados na vida de José, ele enfrentou algumas tribulações como: 

1ª O poço: Ali ele foi jogado e abandonado, mas, venceu o medo, não deixou um buraco ‘’um poço’’ soterrar seus sonhos.
Na casa de Potifar: Ele enfrentou e resistiu à tentação, mesmo sabendo que poderia ser punido, sofrer várias consequências por isso, mas, ele não tirou vantagens da situação. Permaneceu fiel a Deus e aos princípios.
Na Prisão: Preso e esquecido, não permitiu que uma prisão aprisionasse seus sonhos. Mas, em todo o tempo ele experimentou a companhia de Deus, e foi dando os passos para o sucesso: O Senhor estava com ele! Existe segredo e sucesso maior que esse?
Leia Provérbios 29:11. Qual a sua opinião?!


Conclusão
José nos ensina a superar enormes obstáculos, modelar as virtudes do perdão, lembrando sempre que ‘’errar é humano, mas, perdoar é divino’’, mesmo em meio a ofensas injustas, acusado, caluniado, rejeitado, abandonado, esquecido, ele demonstra a grandeza de uma alma guardada em Deus. Não se ressentiu, não guardou rancor, não se tornou amargo, demonstrou um nível profundo de paciência e pureza em suas ações.
José foi um bom filho, bom escravo, um bom mordomo, bom prisioneiro, um excelente líder e governador, foi totalmente direcionado por Deus, teve planejamento estratégico, sabedoria, paciência, e foi muito organizado.


Lembremos sempre que os sonhos de Deus se revelam no SECRETO, acontecem e se concretizam em um PROCESSO. Vamos sonhar os sonhos de Deus e aceitar os processos de Deus em nossas vidas?

‘’Deus, trabalha para aqueles que Nele confiam’’ Isaías 64:4. Então, vamos sonhar, confiar, trabalhar e realizar?                                                                                                                        

Simone Mendes – igreja Batista do Amor

Deixe um comentário