Você está visualizando atualmente ALEGRIA NO ESPÍRITO

ALEGRIA NO ESPÍRITO

Texto: Mateus 13:44 “O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

A vida do cristão deve ser movida por alegria, sendo a alegria o combustível da nossa caminhada, o que nos move em nossa vida com Deus. A triste pode e virá sobre você, mas ela só pode ficar alguns segundos, se você não repreender esse sentimento e expulsar essa tristeza, ela ficará o dia todo com você, e seu dia será como um dia nublado.

Compartilhe: E a pergunta que fica é: como viver alegria mesmo recebendo uma má notícia?

Transbordante de alegria vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo, é isso que o move, a alegria de receber a salvação e de ter o privilégio de acesso ao reino de Deus. Movido de alegria vende tudo o que tem para comprar o campo.

Bily Sam evangelista disse: “Se não há alegria na sua vida cristã, há então vazamento em algum lugar da sua vida.” Ou seja, durante sua caminhada cristão, ela vai se perdendo

A alegria deveria estar nos movendo, deveria fazer parte de nossa vida desde a conversão, não só pela redenção, perdão, salvação e vida eterna. Precisamos entender a responsabilidade de ser movido pela alegria, de andar nela, e isso não é algo que depende apenas de Deus, não diz respeito ao que Deus faz, mas a nossa responsabilidade.

Fp 4.4-10 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos

  1. Vemos um imperativo: uma ordem, alegrem-se

A alegria não ocorre por si mesmo, ainda que seja fruto do toque de Deus em nós, da obra de salvação em nós, de quando encontramos o reino de Deus, Ap Paulo diz: há uma ordem! Ou seja, há uma responsabilidade da nossa parte, pois se deixarmos que as coisas se conduzam apenas pelas circunstâncias não viveremos essa alegria. Tem cristão que vive a alegria inicial na conversão, pelo toque especial do Senhor, mas não consegue permanecer andando nessa alegria.

Mt 13.20-21 Jesus explica sobre a semeadura e fala da semente que cai no solo rochoso, ouve a palavra, e logo recebe com alegria, não tendo raiz em mesmo, sendo, antes,de pouca duração. Quando chega a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Apesar da alegria inicial que vem pelo encontro com a palavra, há pessoas que não sobrevivem as circunstâncias ou não conseguem lidar com as aflições da vida, não tem bom ânimo. Precisamos ter um posicionamento de preservar e proteger a alegria, dessa forma nada poderá roubar a alegria de Deus em nós. Tudo isso muda quando entendemos que a alegria do Senhor é a nossa força. Joao 16.22 vcs estão tristes, mas ficarão cheios de alegria e ninguém poderá roubar de vcs

  • Não tem a ver com a circunstância: Ap Paulo diz: SEMPRE, todo dia, todo momento, nossa vida é cíclica, tem altos e baixos em função de muitas coisas que vivemos e passamos, mas se alegrar em Deus não depende de circunstâncias

Ap Paulo nos mostra que podemos viver essa alegria independente das circunstâncias em Fp 4.11-13 Tudo posso naquele me fortalece: não significa apenas que posso realizar em Deus, mas é mais profundo que é isso: Significa que posso suportar todas as coisas e situações em Deus, posso aguentar e passar por qualquer situação, isso porque nossa força procede de Deus a despeito das circunstâncias, em Deus somos fortes quando não temos, quando não podemos e quando não somos. Tiago 1.2 Não dependemos das situações para ter alegria, mas temos alegria a despeito das situações.

Quando olharmos para as provas, não devemos pensar no processo ou etapas que enfrentaremos, mas no resultado final que teremos em Deus se suportamos nele.

  • Alegramos NO SENHOR: não nos alegramos nas coisas e situações, mas no Senhor

Jo 15.11 nossa alegria natural não será completa sem a alegria dele. Jesus disse: o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo, Ele fala isso quando ouvimos suas palavras, as guardamos e praticamos.Precisamos Encontrar algo na presença de Deus: Rm 14.17 reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz, alegria.

1 Ts 1.6-7 “E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita atribulação, com alegria do Espírito Santo. De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”

Atos 16:25 Paulo e Silas açoitados e na cadeia presos, mas a meia noite oravam, cantavam e louvam, alegria de Deus estava na vida deles. O que aconteceu? De repente, sobreveio terremoto, as portas se abriram.

Conclusão: Neemias 8:10 Existe a alegria da carne, que é a euforia provocada por um acontecimento feliz, como ganhar um aumento, ser promovido, nascer o filho, casar-se. Mas existe a alegria espiritual, que independe das situações e permanece dentro de nós.

Pr Rodrigo Barbosa – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário