Você está visualizando atualmente ALEGRIA ROUBADA

ALEGRIA ROUBADA

Ideia Central

A alegria triunfante em meio as provas. Escritura

Filipenses 4.4 / Fp. 1.12 / Fp. 2.3-5 / Fp. 3.19 / Fp. 4.6-9 Quebra-gelo

  1. Quando acontece alguma situação que tira a sua alegria, como você reage para restaurá-la? Pensamento inicial
  2. Tempos de tantas aflições e tristezas, de desajustes nos relacionamentos, a alegria firmada em Cristo vem preencher uma necessidade urgente de nossa vida e de nossas igrejas. O evangelho trouxe alegria, o Reino de Deus é alegria, o fruto do Espírito é alegria, e a ordem de Deus é “alegrai-vos”.

Aplicação Bíblica

  • Fp 4.4 = 1) É ordem = ALEGRAI-VOS; 2) É ultra circunstancial = SEMPRE; 3) Não é situacional = NO SENHOR. O que você entendeu?

Aplicação na vida

  • Nossa alegria é uma pessoa, e não ausência de problemas. Quem tem Jesus, experimenta essa verdadeira alegria. Quem não tem Jesus, pode ter momentos de alegria, mas não a alegria verdadeira. Quem tem Jesus, tem a alegria; quem não O tem, jamais a experimentou. No entanto, existem os ladrões da alegria que vem para nos impedir de viver como Cristo deseja:
  • AS CIRCUNSTÂNCIAS – Fp. 1.12

As circunstâncias acontecem ao arrepio do nosso querer, quando menos esperamos, acontece. O que aconteceu com Paulo que não tirou a sua alegria? E você, quais as circunstâncias que tem tentado roubar a sua alegria?

  • AS PESSOAS – Fp. 2.3-5

As pessoas decepcionam e são decepcionadas, ferem e são feridas. Por isso que é imprescindível para uma vida alegre exercermos o perdão. O perdão cura, restaura e liberta. O perdão é a assepsia da alma – o perdão é a faxina da mente. O perdão é a alforria do coração. O que Paulo deseja ao dizer: “tende em voz o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus”?

  • COISAS TERRENAS – Fp. 3.19

As coisas terrenas, o dinheiro tem roubado a alegria de muitos. As pessoas não tem tempo para a família, não tem tempo para os filhos, não tem para a igreja, não tem tempo para Deus. O dinheiro não é apenas uma moeda – o dinheiro é um deus. Onde e como devemos ajuntar tesouros? Como se livrar desse ladrão da alegria?

  • ANSIEDADE – Fp. 4.6-9

A ansiedade é o mal do século, atinge crianças, adolescentes, jovens, idosos, homens, mulheres. No grego ansiedade tem o sentido de estrangular, sufocar. Infelizmente tem muita gente estrangulada emocionalmente. Como você faz quando a ansiedade vem? Remédios para Ansiedade: a) Orar corretamente – v. 6; b) Pensar corretamente – v. 8 e c) 3) Agir corretamente – v. 9.

Desafio/Conclusão

Vamos prender esses ladrões da alegria. Vamos algemá-los. Vamos viver livres, seguros e alegres no Senhor. Alegrai-vos sempre no senhor, outra vez digo, alegrai-vos.

Pr. Jennison César Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário