Ideia Central
Provamos nosso amor a Deus guardando e cumprindo seus mandamentos. Fazendo isso viveremos uma vida no caminho da retidão.
Escritura
Mateus 5.17-20, Romanos 7.7, Romanos 8.2-4, Hebreus 8.10.
Perguntas iniciais:
1. Como e quem você foi capaz de abençoar recentemente?
Aplicação Bíblica
2. Em Mateus 5.17 Jesus cita que veio para cumprir a lei. O que não significa “cumprir” nesse contexto?
3. … “nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra…” (Mateus 5.18). Qual compreensão temos dessa expressão de Jesus?
4. A lei moral consistia dos Dez Mandamentos e outros grandes princípios morais que foram firmados de uma vez para sempre. Leia Romanos 7.7. Qual foi o propósito da Lei, já que não estamos mais debaixo da Lei, mas sim da graça?
Aplicação na Vida
5. Segundo está escrito em Romanos 8.2-4, como Jesus cumpriu a lei em nós e através de nós?
6. Não podemos violar nenhum detalhe dos mandamentos de Deus (Mateus 5.19). Você tem meditado na palavra de Deus? Tem buscado uma vida que agrada a Deus?
7. Podemos fazer as coisas certas com as motivações erradas e/ou certas. Ao lermos Hebreus 8.10, é possível cumprirmos a justiça da lei?
Conclusão: Cristo Jesus não veio para revogar a Lei ou os Profetas, veio para cumprir. Por intermédio do Espírito Santo é possível prestarmos plena obediência aos mandamentos, e vivermos uma vida de retidão que excede em muito a dos escribas e fariseus mencionados no texto bíblico. Aleluia!
Pr. Rafael Viana -Igreja Batista do Amor