O Salmo 91 faz parte da literatura dos antigos hebreus, chamado de salmo de Sabedoria por ter instruções importantíssimas para o leitor, nele encontramos uma forte relação com Rm.8. O assunto principal é “a presença e a companhia de Altíssimo” na vida daquele que se refugia em Deus, porem, sabemos que só há uma maneira de se refugiar em Deus é através de Jesus Cristo, ele é a porta do esconderijo.
Compartilhando: Comente com o grupo sobre a sua experiência com presença do Altíssimo em algum momento de pavor.
Importante
O pano de fundo do texto é um senário de guerra, onde pessoas a todo momento são derrotadas, mas em meio a esse conflito há um guerreiro que mesmo em guerra e em meio a luta, não é atingido por um motivo, ele tem uma proteção diferente dos demais. Fica claro no texto : a) Ninguém está livrede tribulação ou momentos difíceisb) Deus não abandona os seus em momento algum. c) Na presença de Deus temos certeza de que não seremos derrotado.
Compartilhando: Frequentemente vivemos momentos como esse, cenário de guerra e guerreiros sendo abatidos, mas em meio a tudo isso contemplamos a presença de Deus nos animando e nos dando força para continuarmos. Comente a sua experiência.
Quatro expressões – Vs.1,2 Altíssimo, Onipotente, Senhor e Meu Deus
- A expressão Altíssimo ou Deus Altíssimo – Em Hebraico é El-Elyon, vamos encontrar muitas vezes essa expressão em outras passagens da Bíblia, sempre se referindo a grandeza, soberania e a Shekiná de Deus. Shekná fala “presença de Deus” ou “a glória de Deus se manifesta” ou “a manifestação da Glória de Deus”. Uma presença notável que não passa desapercebida em um ambiente como o templo, casa e em especial a nossa vida. Em Is.6.17 temos um relado do próprio Isaias a respeito da Shekiná de Deus.
- … Onipotente , Todo-Poderoso. El-Shaday em hebraico, essa expressão nos ensina que o poder e autoridade de Deus é absoluto, ilimitado ou irrestrito. Em Gn.17:1 o próprio Deus se apresenta a Abrão como El-Shaday, o Deus das causas impossíveis, o Deus que cumpre todas as suas promessas, quando tudo parece ser impossível, El-Shaday torna tudo possível.
- …Senhor – Essa expressão é uma declaração reconhecedora a respeito de Deus, está falando da sua autoridade suprema na pessoa de Jesus. Jesus é Senhor absoluto e não relativo como alguns considera, Ele é Senhor absoluto porque ele é Deus, por isso ele não é Senhor relativo. Foi o próprio Deus quem o exaltou (Fp.2:9-11) e para sermos salvos precisamos reconhecer essa verdade e confessá-la (Rm.10:9)
- …o meu Deus, aqui exprime a ideia de intimidade com Deus, a ideia de estar na Presença de Deus e viver em companhia dele desfrutando de um relacionamento diário de Pai e filho com Deus, de amizade sincera de andar na presença de Deus. Nesse caso andar vai além de caminhar, andar significa, estar, permanecer e viver na Presença de Deus. Estar na presença de Deus é uma necessidade do ser humano, fomos feitos para vivermos na presença de Deus. Mas o pecado nos separou de Deus. Tudo que Deus deseja é que o ser humano ande na sua presença e desfrute de sua companhia então Jesus veio para dar condição a todos que ne crer que venha para a presença de Deus.
Compartilhando: Comente o que mais te chama a atenção em cada uma dessas expressões.
Conclusão: No Esconderijo do Altíssimo é o lugar da presença de Deus, onde desfrutamos da verdadeira comunhão com Deus, nesse lugar há segurança, paz e harmonia. Muitos são os procura se esconder na sua autossuficiência, em seus próprios recursos, força, fama e prestígio social; e assim elas vivem iludidas desfrutando de uma falsa segurança.
Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor – 09/10/2022