Ideia Central Jesus deixa de pronunciar bênçãos (até o v.12) e passa a comunicar responsabilidades aos discípulos. Ele faz uma transição daquilo que SOMOS para aquilo que FAZEMOS.
Escritura Mateus 5.13-16
Perguntas iniciais 1. Como você influenciou alguém recentemente?
Aplicação Bíblica 2. Ao ler Mateus 5.13-16 qual o seu entendimento?
Aplicação na vida
3. SAL DA TERRA (5.13) Jesus usa duas metáforas eloquentes para descrever a influência da igreja no mundo. A primeira delas É O SAL, que trata de sua influência interna. A segunda é a LUZ, que descreve sua influência externa. O sal influencia sem ser visto. A luz influencia sem deixar de ser vista. O sal influencia ao infiltrar-se. A luz influencia ao irradiar-se. O sal, embora não possa ser visto, é sentido. A luz, embora não possa deixar de ser vista, é reveladora. O que significa na prática ser sal da terra? A igreja (sal) possui várias funções importantíssimas, dentre elas:
A) O SAL É ANTISSÉPTICO E INIBE A DECOMPOSIÇÃO.
B) 0 SAL É CONDIMENTO E DÁ SABOR.
C) O SAL PROVOCA SEDE.
D) O SAL PARA SER ÚTIL PRECISA CONSERVAR SUA SALINIDADE. (Comente cada tópico trazendo para o seu dia-a-dia). Os discípulos são chamados a ser um purificador moral em um mundo em que os padrões morais são baixos, instáveis ou mesmo inexistentes. Como a igreja (nós) influenciamos o mundo?
4. LUZ DO MUNDO (5.14-16) A luz tem três funções primordiais: ser vista por todos, servir de guia e servir como advertência. Se a igreja influencia ao inserir-se no mundo como sal, ela é vista como a luz. Sua mensagem aponta o caminho a seguir, e seu testemunho adverte acerca dos perigos ao longo do caminho. A metáfora da luz enseja-nos algumas lições oportunas:
A) A LUZ É SÍMBOLO DA VERDADE.
B) A LUZ É SÍMBOLO DA PUREZA.
C) A LUZ É SÍMBOLO DE VIDA.
D) A LUZ É SÍMBOLO DE DIREÇÃO.
E) A LUZ É SÍMBOLO DE ALERTA E CALOR. (Comente cada tópico trazendo para o seu dia-a-dia). O fato de a igreja ser a luz do mundo implica que o mundo está em trevas. A verdade não pode ser escondida, mas proclamada. A igreja não pode se esconder, mas deve resplandecer. Quem anda na luz, sabe para onde vai. Quando a luz da igreja brilha, os homens devem ver não sua pujança, sua grande força, mas suas boas obras. A palavra grega kalos, traduzida por “boas”, indica que essas obras não devem ser apenas boas, mas também BELAS E ATRAENTES. Com base no que vimos quais as boas obras que podemos fazer para Cristo?
Conclusão/Desafio: Você já viu alguém elogiando a marca do sal? O sal não precisa de elogio. Porém, quando o alimento está sem sal, todos percebem. O sal deve ser humildemente importante, ou seja, quando eu estou, ninguém precisa dizer que eu sou bom, sou excelente, mas na minha ausência sentem a minha falta. A igreja é a luz do mundo e, onde a igreja chega com sua benfazeja influência, aí as trevas da ignorância, do engano e da mentira são dissipadas. Quando a igreja ilumina, ela proclama ao mundo sua VOZ PROFÉTICA e mostra ao mundo o perigo grande e grave de viver despercebidamente no pecado. Continue, avance ainda mais em fazer as boas obras, pois você as realiza pelo poder de Deus e para a glória de Deus.
Valéria S. S. Fernandes – Igreja Batista do Amor