Você está visualizando atualmente QUAL O PLANO?

QUAL O PLANO?

Versículos base: Romanos 8:26-29

Introdução: O que estamos compartilhando nesse estudo não se trata de uma teoria, uma hipótese, uma possibilidade, trata-se de uma verdade absoluta e irrefutável. Nem todas as pessoas que sonham e planejam alcançarão vitória sobre os seus planos e projetos. Lembro-me dos sonhos e planos da seleção brasileira em 2014, todos nós sabemos o resultado, uma derrota amarga e fatídica. No entanto essa não é realidade para os filhos de Deus, não temos apenas uma mera expectativa de vitória, temos a garantia da vitória, pois em Cristo Jesus, somos mais que vencedores, a nossa vitória já foi conquistada na cruz do calvário. Não somos vitoriosos porque somos fortes, pelo contrário, somos vencedores apesar de nossas fraquezas. Sabe o que é maravilhoso?

DEUS NÃO NOS REJEITA. V.26

Apesar de fracos, Deus não nos descarta, não nos rejeita. O Espírito Santo não nos escorraça. Pelo contrário, ele nos assiste. No original a ideia é que ele nos ajuda na nossa vida, pois a vida tem um fardo pesado que não conseguimos carregar sozinhos, desta maneira ele nos ajuda em nossas fraquezas, pois somos tão fracos que não sabemos orar como convém. Deus nos ama tanto, tanto que não nos dá tudo que pedimos, ou seja, não atende todas as nossas orações. Lembra-se da história de José do Egito: ele estava preso e pede para que o copeiro que estava preso junto com ele que se lembra dele ao falar com o Faraó. O copeiro esqueceu de José por 2 anos (Gn 40.23 e Gn 41.1). Se Deus tivesse atendido o pedido de José, o máximo que ele seria era um bom copeiro do rei, porém Deus estava construindo uma rampa para tira-lo da cadeia e coloca-lo como governador do Egito. Deus não te dar o que você quer, Ele te dar o melhor. O Espírito Santo intercede em nossas fraquezas, ele é o nosso intercessor existencial, Ele intercede em nós e por nós ao Deus que está sobre nós. Aleluia!!!

Compartilhar:

TODAS AS COISAS COOPERAM… V.28

Sabemos que… (v.28), no original esse verbo nos trás a ideia da matemática. É um termo absoluto, concreto, não há dúvida. Paulo que são TODAS as coisas que cooperam, ou seja, boas ou ruins. Jesus não nos prometeu dias sem aflição, Ele nos prometeu estar conosco todos os dias. Deus está cuidando de tudo, ele é um Pai amoroso que está trabalhando em nosso favor, ele tem o melhor para a sua vida. Deus está trabalhando em sua vida de maneira que você fique a cada dia mais parecido com o seu filho Jesus. Deus não trabalha com rascunho, ele tem um plano maravilhoso para a sua vida, Ele tem o melhor.

Compartilhar: Qual o melhor plano para a sua vida?  

DEUS TE PREDESTINOU, CHAMOU E JUSTIFICOU V.29-30

Não se trata apenas de ser feito filho, mas ser filho parecido com Jesus, o rei da glória (v. 30). Esse plano maravilhoso em nos fazer filho não nasceu no tempo, mas nasceu na eternidade. Não nasceu na terra, mas nasceu no céu. Não fomos nós que escolhemos, foi Ele que nos escolheu. Foi Deus quem nos amou primeiro (I Jo 4.19) é Ele quem opera em nós tanto o querer como o realizar (Fp 2.13). A justificação está no centro do evangelho. Não é possível entender o Cristianismo sem entendermos a justificação. Todos pecaram (Rm 3.23-26), não há um justo sequer e todos um dia estarão diante do tribunal de Deus. Todavia, tenho uma ótima notícia, aquilo que você não pode fazer, Deus fez por você, através de Cristo Jesus. Em Cristo não somos apenas perdoados, mas somos também justificados (além de ter as suas dívidas pagas, Deus transfere para a sua conta todos os créditos da justiça do seu filho Jesus).

CONCLUSÃO: Deus já nos glorificou, ou seja, já aconteceu, ele não nos glorificará (v.30). Vemos que o cristão é plenamente vitorioso. Estamos livres da condenação, pois Cristo morreu por nós e temos sua justiça. Estamos livres da derrota, pois Cristo vive em nós por seu Espírito e participamos de sua vida. Estamos livres do desânimo, pois Cristo virá nos buscar e participaremos de sua glória. Estamos livres do medo, pois Cristo intercede por nós e não podemos ser separados de seu amor.

Nenhuma condenação! Nenhuma frustração! Nenhuma separação! Se Deus é por nós, quem será contra nós? Que plano maravilhoso. Ele está te chamando com a sua voz poderosa. Aleluia!!!

Pr. Jennison César FernandesIgreja Batista do Amor

Deixe um comentário