Ideia Central
O insucesso não desqualifica para o exercício na obra de Deus.
Escritura
Lucas 22.31-32 | Lucas 22.54-60 | Hebreus 4.14-16 |João 21. 15-19
Perguntas iniciais
- Quem você conseguiu ABENÇOAR recentemente? Quem você pode abençoar essa semana?
- Você já fracassou alguma vez? Qual foi o sentimento? Como reagiu?
Aplicação Bíblica
Leia Lucas 22.31-32. Essa passagem nos mostra que Pedro passaria por uma pressão espiritual. Qual o propósito de satanás através dessa pressão?
Aplicação na vida
- Em Lucas 22.54-60 lemos que quando Jesus foi levado para casa do sumo sacerdote, Pedro teve algumas atitudes que contribuíram para seu fracasso espiritual. Quando Jesus fixou os olhos nele, teve atitude de arrependimento. Que atitudes podem nos levar ao fracasso espiritual?
- Jesus foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado. Ele é o Sumo Sacerdote que penetrou os céus e compadece das nossas fraquezas. Dele recebemos misericórdia e graça (Hebreus 4.14-16). Você tem se achegado a Cristo?
- Junto ao mar de Tiberíades Jesus se manifestou aos discípulos pela terceira vez. Nessa ocasião foi o momento da restauração de Pedro. Esse seria um dos maiores líderes espirituais da primeira igreja cristã. Comente sobre o que está escrito em João 21.18-19.
Conclusão/Reflexão:
Pedro tinha muitas qualidades nobres, entusiasmo, ousadia, lealdade. Seus comportamentos também evidenciavam traços negativos como explosões impensadas, impetuosidade, excesso de confiança na própria força. Diante da luta espiritual fracassou, chorou amargamente, porém Jesus intercedeu por ele e o restaurou. O Cristo de Deus tem perdão, cura, restauração, livramento, salvação para todo aquele que Nele crer. Os propósitos Dele para nossa vida estão em movimento. Não desfaleça a fé, fortaleça os seus irmãos. Aleluia!!
“É melhor ser um servo que as vezes falha do que alguém que falha em servir”. (Jim George)