Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d Situs Slot Gacor
Bambu4d
Slot Gacor Bet Kecil
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Situs Togel Online
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Playstar
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto
Slot Demo PG Soft
Você está visualizando atualmente COMO SUPERAR O MEDO DIANTE DAS AMEAÇAS

COMO SUPERAR O MEDO DIANTE DAS AMEAÇAS

(II Cr 20:1-22) – “Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.” (2 Cr 20:9)

Introdução: Hoje, aprenderemos com um rei de Judá chamado Josafá, um descendente de Davi que sucedeu, no trono, seu pai, o rei Asa, quando tinha 35 anos. Seu reinado durou 25 anos (1 Rs 22:42,43). Foi um bom rei, um grande administrador e fez o que era reto aos olhos do Senhor. Um dia, Josafá recebeu a notícia de que inimigos, mais poderosos do que ele, vinham contra Judá. Josafá se sentiu ameaçado e teve muito medo. Assim acontece conosco ao recebermos uma notícia que nos ameaça.

  • Aprendendo uns com os outros: Você já recebeu alguma notícia que o deixou com muito medo? Qual foi a sua reação? 

A PRIMEIRA ATITUDE DE JOSAFÁ: e pôs-se a buscar o Senhor…” (vs. 3b). Ao receber a notícia de que seria atacado, se sentiu incapaz e ameaçado, porém, não entrou em pânico e, sim, buscou ao Senhor. Naturalmente, ao nos depararmos com situações que nos ameaçam, somos tentados pela nossa incredulidade a optarmos pelo caminho mais longo. Procuramos amigos, conhecidos, recursos materiais, enfim, tudo aquilo que nos parece ser solução para aquela situação, depois das tentativas frustradas e buscamos a Deus como nossa última opção. Com Josafá foi diferente, pois percorreu o caminho certo, buscou a Deus em primeiro lugar e, assim, foi orientado por Ele a tomar a decisão correta. “Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Dt 4:29) Deus é socorro bem presente na hora da angústia; buscar ao Senhor deve ser a nossa primeira atitude, após sermos ameaçados.

  • Falando para crescermos em fé: Você já viveu uma situação de buscar a Deus, após ter todas suas buscas frustradas? Conte sua experiência.

A SEGUNDA ATITUDE DE JOSAFÁ: “Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.” (vs. 6) Confiou unicamente em Deus; não confiou em si, em suas habilidades, sabedoria e riqueza, nem em seu exército poderoso. Este versículo demonstra que o rei conhecia a Deus e o seu poder. Ele tinha a certeza de que não estava perdendo tempo ao confiar em Deus. Não perdemos tempo, mas ganhamos (Sl 25:1). Ele preferiu entregar esta causa na mão de Deus (Sl 34:5). Entregar a Deus não é apenas orar, mas, orar e ficar atento às orientações que Deus vai dar durante o processo. Foi o que fez Josafá (2 Cr 20:14-17), orou e Deus deu a seguinte orientação ao rei, através do sacerdote Jaaziel: vai ao encontro do inimigo, mas quando estiver diante dele, pare e não faça nada, só assista o que Deus vai fazer. Mas, nem sempre a orientação é a mesma que Deus deu à Josafá. Às vezes, Deus nos dá outro tipo de orientação de acordo com aquilo que ele quer nos ensinar, mas sempre o resultado é um final feliz.

  • Aprendendo uns com os outros: Compartilhe com os irmãos uma experiência que você teve, enquanto esperava uma resposta de Deus para uma situação.

A TERCEIRA ATITUDE DE JOSAFÁ: Perseverança no Senhor. “… porém os nossos olhos estão postos em ti.” (vs. 12) Quando estamos esperando uma resposta de alguém, não perdemos essa pessoa de vista.  Uma criança, quando pede algo para o pai ou para a mãe, fica do lado deles o tempo inteiro, olhando com um olhar de piedade, esperando a resposta. Era assim que estava Josafá e, assim, devemos nos portar diante do Nosso Pai Celestial, quando lhe pedimos algo esperando e, com os olhos fitos nele, aguardando a decisão. Nesse tempo de espera, o rei adorava ao Senhor (2 Cr 20:18). Não é fácil perseverar; é mais fácil desistir. Somos tentados a desistir e deixar tudo, quando achamos que a nossa vitória está demorando, somos tentados.

  • Falando para crescermos em fé: Compartilhe com os irmãos uma experiência de desistência e uma de perseverança, que você viveu algum dia.

CONCLUSÃO: Mesmo sendo Josafá um rei poderoso, rico, inteligente, tendo grande exército sob o seu comando e admirado pelas nações vizinhas, se sentiu impotente diante da ameaça. Da mesma forma, pode estar acontecendo, ou ainda poderá acontecer com alguém. A orientação é: busque a Deus antes de tudo e fique atento a Sua voz; confie no Senhor e na força do seu poder; e permaneça firme com os olhos nele, como uma criança, esperando do pai. Se você já decidiu desistir, devido a uma ameaça, não desista, mas volte para o Senhor, ainda hoje, receba a palavra de Hebreus.10:36-38, e vença o medo.

Pr. Carlos Augusto da Costa Alves – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário