• ibacomunica@gmail.com
  • +55 34 3087-4810
  • +55 34 99256-8316
ATENAS

ATENAS

Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava

em face da idolatria dominante na cidade” (Atos 17.16).

Introdução: Na 2ª viagem missionária, Paulo passou por Tessalônica, onde a Palavra foiresistida, por Bereia, onde a Palavra foirecebida e porAtenas, onde a Palavra foiridicularizada. Em Atenas, Paulo pregava na sinagoga, na praça e alguns filósofos contendiam com ele. Foi chamado de “tagarela” e “pregador de estranhos deuses”, mas, o que Paulo pregava?

Morte e ressurreição de Jesus: “pois pregava a Jesus e a ressurreição” (vs. 18). A palavra traduzida, neste versículo, significa “pregar o evangelho”. A mensagem não poderia ser outra, pois não há Evangelho sem o Cristo crucificado e ressurreto. Luther King disse: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Temos Cristo em nós, logo, aquele que é bom está em nós. E, como a fé fala, não nos calamos! Paulo não se calava! Quantos não vão se calar?

Muitos não querem ter problemas, por isso, se calam, mas, os pregadores de fé devem se preparar para ter problema, para ouvir coisas do tipo: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram aqui também” (vs. 6). Jesus disse “no mundo tereis aflições”, ou seja, problemas, porém, não disse que seríamos um problema. O cristão é a solução! Jesus disse: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17.18). Ele entrou no nosso mundo (solução), para entrarmos no mundo do outro (solução).

Tenha sabedoria! Não somos problema para as pessoas e, sim, para o diabo, para os demônios, para as trevas, para o sistema maligno do mundo, pois, a nossa luta não é contra a carne e sangue. Leia I Coríntios 9.22 e 23, reflita e comente a seguinte frase: “Há pessoas que vêm pra Jesus porque conhecem um crente; há pessoas que não vêm pra Jesus porque conhecem um crente.

Aproveite as oportunidades: Tenha “santas segundas intenções” no seu ambiente de trabalho, acadêmico, familiar e até de lazer. A idolatria é treva que causa cegueira espiritual, mas você tem a luz de Jesus. Normalmente, quando a coisa aperta, perguntam ou pedem a um crente para orar. “Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. E as últimas novidades?” (Atos 17.19-21).

Não discuta religião; a nossa fé não é uma delas. Religião, ou, religare, tem a ver com o esforço humano, a sabedoria humana, a iniciativa humana para se ligar a Deus. Por isso, sabiamente, Paulo disse: “Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos” (vs. 22). Ele decidiu nada saber senão a cruz (I Co 2.2). Apesar de toda sua cultura e sabedoria, os gregos não conheciam o Deus verdadeiro. Anuncie aos “gregos” o Deus vivo desconhecido deles! (vs. 23).

Conclusão/Reflexão: Baseado no texto: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (vs. 28), o que vem a ser geração de Deus? Você é parte desta geração?

Pr. Ricardo Arturo T. Batista – Igreja Batista do Amor

Deixe uma resposta

Fechar Menu