Você está visualizando atualmente AS QUALIDADES INDISPENSÁVEIS PARA VIVERMOS GRANDES VITÓRIAS – APRENDENDO COM JAIRO

AS QUALIDADES INDISPENSÁVEIS PARA VIVERMOS GRANDES VITÓRIAS – APRENDENDO COM JAIRO

Texto base: Marcos 5:21-43

Versículos chave: “Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele.” (Marcos 5:22-24

Contexto:

Jesus ainda estava junto do mar quando um dos principais da Sinagoga, chamado Jairo lhe abordou. Jairo era um líder da Sinagoga, então podemos dizer que era uma pessoa influente. A Sinagoga era onde acontecia uma reunião de pessoas, no mínimo 10. Era um lugar de adoração, oração e aprendizado da Palavra de Deus. Era como um pastor ou um líder de célula. Sabemos que ele era casado, tinha uma família e uma única filha de 12 anos que se chamava, Talitá. Jairo significa: o iluminado de Deus, ele brilha. A sua vida estava normal, até que sua filha adoece e fica à beira da morte. Como era filha única, para Jairo, se ela morresse, as futuras gerações daquela família também morreriam. Garantir a continuação das gerações familiares era muito importante para os judeus. Porém Jairo tinha qualidades e características que fizeram toda a diferença nesse momento difícil em sua vida. Existem qualidades que são indispensáveis para vivermos grandes vitórias. Vamos aprender com Jairo quais são elas?

1ª Característica:

Humildade Vs 22– Ser humilde é reconhecer as suas limitações. É saber reconhecer que você precisa das outras pessoas. Jairo se prostrou diante de Jesus perante uma multidão. Com esse gesto ele estava dizendo: Senhor, eu preciso de ti, sou limitado e preciso de uma intervenção. Ele foi humilde e não teve receio de se expor mesmo diante de uma multidão ele compartilhou a sua luta. Têm pessoas que são tão soberbas e tão orgulhosas que são capazes de não compartilharem as suas dificuldades com os seus líderes simplesmente porque acham que não devem se expor. A soberba pode nos impedir de experimentarmos o favor de Deus. Mas a humildade atrai a graça de Deus. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6) O seu comportamento diante dos desafios dessa vida, é algo que pode definir o resultado do processo. Você se considera uma pessoa humilde?

2ª Característica:

Perseverança Vs 23 – Ele persistiu com Jesus. Perseverar é não desistir. A perseverança é uma qualidade indispensável para aqueles que querem desfrutar de uma grande vitória. Essa geração de hoje desiste muito rápido diante das tribulações. Nos dias atuais, as pessoas estão desistindo por motivos frívolos e ainda que seja uma tribulação árdua, o intuito da mesma não é a desistência, mas sim a perseverança, porque ela vai gerar maturidade e assim um caráter aprovado. (Leia Tg 1:2-4) Em que você se considera perseverante?

3ª Característica:

Fé Vs 23 – O versículo que nós acabamos de ler fala que a perseverança é uma prova de fé, Jairo também foi um homem de fé. Ele tinha tanta certeza que Jesus podia curar que as suas palavras não demonstraram nenhuma dúvida. Ele afirmou para Jesus o que aconteceria, o seu pedido já foi um decreto de fé. (Leia 2 Co 4:13). Você tem sido uma pessoa de fé? O que você tem decretado em fé?

4ª Característica:

Esperança Vs 23 – Quem tem fé, tem esperança, pois elas andam juntas. Se a sua fé está fortalecida então você é uma pessoa cheia de esperança. A esperança é uma expectativa otimista a respeito do futuro. Quem perde a fé, já perdeu a esperança há muito tempo. Jairo teve a esperança de ver a sua filha salva e viva por meio das mãos de Jesus. A esperança dele estava em Jesus, o Pai de toda a esperança. O que aconteceu depois da declaração de Jairo? Vs.: 24 – “Jesus foi com ele.” Se você está com Cristo, você tem fé e esperança, então Jesus vai com você. (Leia Rm 12:12) Qual é a sua esperança?

5ª característica:

Paciência Vs. 24 em diante – Jairo teve paciência com a multidão, pois essa o comprimia e atrasava a caminhada; com Jesus quando ele parou a caminhada para perguntar quem tinha lhe tocado. E teve paciência com os da sua casa que além de trazer uma triste notícia ainda o criticaram por estar perseverando com Jesus. Foi a paciência de Jairo que o fez experimentar milagres no meio do caminho e ter a sua fé aumentada. Você é uma pessoa paciente? Teria a mesma paciência de Jairo?

Conclusão:

Essas cinco características, foram indispensáveis para que Jairo vivesse uma grande vitória em sua vida. Leia Mc 5:36-42 e Rm 5:3-5. Aquela menina tinha 12 anos de idade e aquela mulher do fluxo, tinha 12 anos de sofrimento. O número 12 biblicamente, representa a perfeição da ação divina para a eternidade e ambas foram salvas. Como filhos de Deus podemos desenvolver essas habilidades e nossas vitórias não serão momentâneas, mas nossas conquistas serão para toda a eternidade. Deus te abençoe!

Pra. Ana Tatis – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário