• ibacomunica@gmail.com
  • +55 34 3087-4810
  • +55 34 99256-8316
AS 5 LINGUAGENS DO AMOR

AS 5 LINGUAGENS DO AMOR

Introdução: As mensagens do Culto da Família tiveram como base o best seller do pastor batista, Gary Chapman. Embora o enfoque seja aos casados, não há dúvida de que conhecer estas linguagens e seus dialetos ajudará nos relacionamentos, sejam qual forem. Amar e ser amado é algo maravilhoso, mas nem todo mundo sabe expressar o amor que sente. O desconhecimento da linguagem de amor do outro provoca falhas de comunicação. E a falha na comunicação é a principal causa de conflitos dentro de um lar. Por isso é importante falarmos sobre as linguagens do amor. E quais são estas 5 Linguagens do Amor?      

Palavras de Afirmação: é quando você eleva e enaltece a pessoa (isso envolve elogio e reconhecimento verbal. As pessoas cuja linguagem de amor primária é esta, sentem a necessidade de ouvir com clareza o quanto são amadas. Ex.: Às vezes o cônjuge pensa assim: “mas ela ou ele já sabe, não precisa falar”. Precisa, sim, pois essa é a linguagem de amor da pessoa. “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro em uma bandeja de prata” (Pv 25.11). É algo precioso, mas, saber usar as palavras é fundamental.

Tempo de Qualidade: para praticar esta linguagem não basta estar perto, mas precisa estar junto. Pois existem pessoas que estão próximas, mas não estão conectadas. As pessoas cuja linguagem de amor primária é esta, sentem-se amadas quando alguém lhes dedica não somente o tempo, mas também uma atenção exclusiva, sem dividi-la com celular, TV, cachorro etc. Ex.: A diferença entre namorados e casados num restaurante (normalmente, os namorados ficam olhando nos olhos, conversam; e os casais só comem).    

Presentes: o presente é uma expressão de amor. É um símbolo visual do amor que você sente pela pessoa. E quando se fala em presente, tem gente que já pensa: “Nossa! Vou ter que gastar!” Não necessariamente! Entenda que a pessoa cuja a linguagem de amor primária é esta sente-se amada com qualquer presente, pois o mais importante é o amor demonstrado no gesto de presentear. Ex.: O pingente de preço relativamente baixo dado pelo pr. Douglas à Pra. Deisy, na lua de mel, mas de alto valor para ela.

Atos de Serviços: é procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor por diversas formas de servi-lo. Ex.: lavar louça, servir café, trocar o bebê etc. Porém, não basta fazer qualquer ato de serviço (linguagem), antes, precisa-se saber qual o ato é considerado mais importante (dialeto). Em João 13, Jesus lavou os pés dos discípulos e os ensinou a fazerem o mesmo. Paulo disse: “Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.13). Os pedidos direcionam o amor, mas as cobranças impedem que ele seja liberado.

Toque Físico: É uma forma de se comunicar o amor emocional.Ex.: andar de mãos dadas, beijar, abraçar etc.Jesus tomou crianças no colo, tocou no leproso, no servo de Caifás, que foi ferido, e se permitiu ser tocado. É um poderoso veículo de comunicação para transmitir o amor conjugal. A pessoa cuja primeira linguagem de amor é toque físico receberá uma mensagem que vai muito além das palavras. Lembre-se: a relação sexual é apenas um dialeto desta linguagem. Durante as crises e adversidades, nada será mais importante que um abraço durante um choro. E a ausência do toque nesses tempos, nunca será esquecido.

Igreja Batista do Amor

Deixe uma resposta

Fechar Menu