Texto Base: Lucas 4:1_10
Introdução:
Você deve se lembrar do episódio narrado no livro do Êxodo onde, os hebreus peregrinaram no deserto de Sur. E que por causa da sua rebeldia, a caminhada que deveria durar 40 dias durou 40 anos. No deserto o povo foi tentado completamente, caiu completamente. Por isso Deus o rejeitou completamente.
Em Taberá (Êx. 16) foi tentado pela falta de comida e desejou voltar a comer no Egito. Em Meribá (Núm. 20) Moisés foi tentado a demonstrar poder e fere a rocha pela segunda vez, quando Deus ordenou que falasse à rocha. No Monte Sinai (Êx. 34), o povo foi tentado a adorar outros deuses e fizeram para si um bezerro de ouro.
É muito comum, em meio a dificuldades, os crentes negarem a sua natureza de vencedores, e cederem à tentação.
O medo de se contrair uma doença, a murmuração por causa da falta de provisão, ao pela falta de o emprego, até a negação da fé, diante da “demora” de Deus em intervir em seu favor.
Por isso foi necessário a Jesus, como remanescente fiel do povo de Israel, ser levado ao deserto para ser tentado completamente, e lá, vencer completamente, ser aceito completamente, e nos tornar completamente aceitáveis diante de Deus e completamente vitoriosos sobre o diabo e o pecado. Aleluia!!!
Portanto, vamos Voltar aos Princípios, para vencer no deserto assim como Jesus venceu:
1ª Seja Cheio do Espírito Santo – Lucas 4:1_2
No seu evangelho Lucas destaca a humanidade de Jesus. O evangelista relata que Jesus teve fome, cansaço e chorou assim como como qualquer um de nós. E este aspecto do evangelho alimentava a esperança dos gentios aos quais se destinava, porque Jesus sendo homem, passou por dificuldades semelhantes a que eles vivenciavam, conseguiu vencer sobre todas elas.
Outro aspecto a ser notado neste evangelho é a ênfase no Espírito Santo. Neste trecho Lucas relatou que Jesus recebera a plenitude do Espírito logo após o batismo (3.22), e que permaneceu cheio do Espírito no deserto (4.1).
No deserto havia feras. O deserto simboliza o mundo em que vivemos com todas as suas paixões e concupcências, já as feras podemos assemelhar às situações da vida que nos paralisam.
Portanto este é o princípio para vencer os nossos medos e superar as dificuldades é nos enchendo e permanecendo cheios do Espírito Santo.
“…Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder…” Lucas 24:49
2º Alimente-se da Palavra – Lucas 4: 3_4
Na tentação para que pedras fossem transformadas em pão, Satanás queria que Jesus usasse o Seu poder divino em benefício próprio. Desta forma, o tentador queria que o Salvador tomasse atalho para satisfazer uma necessidade imediata. Desta forma o diabo tenta nos fazer pensar que não temos tudo o que precisamos ou merecemos, mas na verdade a palavra de Deus garante que Ele suprirá cada uma das nossas necessidades em Cristo Jesus (Fil. 4:19)
Perceba que princípio que Jesus usou para vencer sobre está e todas outras tentações foi está:
“Está escrito…”, “Está escrito…”, “Está escrito…”,
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus..” Mateus 4:4
3º Ande por Fé e não pelo que vê – Lucas 4: 9_12
A tentação no “pináculo do templo” relaciona-se “com o clamor popular por sinais e maravilhas.?”
Satanás estava tentando induzir Jesus a alcançar a popularidade barata e ganhar a adesão das pessoas facilmente. A verdadeira fé não pode ser produzida sinais e maravilhas, mas se manifesta em uma confiança na palavra. (Rom. 10:17).
Talvez você também esteja se sentindo afrontado em sua fé: Passando por necessidades, falta de emprego, Casamento desfeito, Filhos nas drogas, na prostituição, no homossexualismo etc.
Mas o princípio aqui é o seguinte. Ande por fé nas promessas. Não tente a Deus. Ainda que diante de você esteja um grande abismo, não ande pelo que você vê. Ande pela fé.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam“ Hb: 11:6
4º Resista
Na segunda tentação relatada em Lucas, Satanás oferece a Jesus os “reinos do mundo e a glória deles” sob a condição de que Jesus o adorasse. A proposta de Satanás é totalmente falsa. Ele não é dono dos reinos do mundo, é apenas um usurpador. ” Jesus, consciente da missão que o Pai Lhe confiara, rejeitou os apelos de Satanás e o expulsou. A vitória de Jesus sobre as tentações dá ao ser humano a certeza de que, confiando em Deus, Satanás pode ser vencido.
O princípio contido aqui, e que vai te levar a vitória completa sobre o diabo, o pecado e o mundo é está: Resista.
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7 ARA
Conclusão:
Se em Taberá faltou comida, pela vitória de Jesus hoje podemos descansar, pois Ele tornou o nosso Pão da Vida.
Se em Meribá Moisés foi coagido a demonstrar um poder que não tinha, pela vitória de Jesus hoje podemos avançar pois a Jesus foi dado todo o poder, e n’Ele somos mais do que vencedores
Se no Monte Sinai o povo foi rejeitado, pela vitória de Jesus, hoje nós vencemos completamente, somos aceitos completamente, nos tornamos completamente aceitáveis diante de Deus e completamente vitoriosos sobre o diabo e o pecado. Aleluia!!!
Portanto, não resta outra alternativa ao inimigo se não:
“Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.” Lucas 4:13
Valdir A. Araújo – Igreja Batista do Amor