Você está visualizando atualmente EXAMINE A SI MESMO – Parte 1

EXAMINE A SI MESMO – Parte 1

Ideia Central

“Senhor, ajude-me a examinar-me diariamente pela ótica da tua Palavra e guiado pelo Espírito Santo para que cumpra o meu propósito enquanto cristão e viva uma vida de plenitude.”

Escritura

2 Coríntios 13:5 / 1 Crônicas 29:14 / Mateus 25:14-30

Quebra-gelo

Qual é o seu programa de TV, Internet, série, favorito no momento? Por quê?

Pensamento inicial

O advento dos computadores e seus assemelhados, de fato, não apenas simplificou a nossa vida. Mas, também a tornou muito mais complexa e atraente, roubando vertiginosamente o nosso tempo. Com isso, os momentos com Deus, leitura da Bíblia e meditação se tornaram, antes de tudo, um heroico ato de negação aos atrativos da informática. Não bastasse termos que vencer o sono e o cansaço, agora, temos que vencer o gigante cibernético. As cobranças que a sociedade nos impõe, se forem aceitas, culminarão no abandono da fé. o esquema é muito simples: as muitas cobranças levam às muitas atividades; as muitas atividades levam à escassez de tempo; a escassez de tempo leva à ausência de autoexame; a ausência de autoexame permite liberdade ao pecado; a liberdade ao pecado endurece o coração; o endurecimento do coração conduz à apostasia.

Discussão bíblica

1. Em 2 Co 13.5 o apóstolo Paulo diz para realizarmos um autoexame.  Como esse autoexame deve ser feito a luz da palavra?

2. Leia 1 Crônicas 29:14 Essa passagem é clara sobre o autoexame que Davi faz a respeito da sua vida e na vida do seu povo. Qual o princípio bíblico que você estrai dessa passagem?

Aplicação na vida

3. A prática do autoexame é fundamental para a saúde da fé; e o melhor caminho para essa prática é o caminho da solitude (é um isolamento voluntário para falar e ouvir Deus), todavia, não é necessário ser um eremita para praticar a solitude. É a partir de momentos de Solitude que temos a oportunidade de pensar sobre erros e acertos, pecados. Sendo verdadeiro, você utiliza da prática do autoexame? Como realiza? Quanto tempo é suficiente para essa prática?

4. A produtividade se tornou uma virtude muito desejada por todos. Fazer rápido em menos tempo é algo que as pessoas buscam aprimorar cada vez mais e empreendedores costumam se cobrar muito nesse aspecto. No entanto, o que quase nunca é incentivado é o comportamento de parar um pouco e contemplar o que está acontecendo na sua vida, como estão as suas práticas e condutas. As reflexões influenciam nas decisões? e, consequentemente, nos resultados? Compartilhe como a reflexão ou a falta dela te levou a alcançar determinado resultado.

5. Sem essa análise, o aprendizado, o crescimento fica comprometido, de forma que escolher um momento para refletir é poderoso. A respeito dos dons e talentos (Mt 25:14-28) recebidos por Deus, qual a sua avaliação a respeito da utilização dos seus talentos na sua igreja local? Como você pode melhorar?

Desafio

Separe tempo a sós com Deus para realizar um autoexame sem a interferência de nada é ninguém, isso é sábio. Nesse momento de SOLITUDE, não precisamos de máscaras para impressionar a quem quer que seja. Estamos somente nós mesmos com o Senhor, completamente desarmados e desnudados. Esse tempo é poderoso nas nossas vidas. Aleluia!!!

Pr. Jennison Fernandes – Igreja Batista do Amor.

Deixe um comentário