Você está visualizando atualmente ATUALIZAR PARA REINAR EM FAMÍLIA

ATUALIZAR PARA REINAR EM FAMÍLIA

Ideia Central

Através de Jesus temos vida em abundância. Ele nos chamou para reinar em vida, reinar em família. Escritura

Romanos 5.17 / João 2.2-11 / Provérbios 18.21 / I Pedro 3 Quebra-gelo

Como você demonstra o seu amor pela sua família no dia-a-dia? Pensamento inicial

Priorize a sua família em detrimento a todos os outros relacionamentos interpessoais. A família é o lugar de ensino para todos as outras áreas da vida. Como os problemas surgem na família? Desde o início quando o homem pecou, vemos em Gênesis 3 que a ausência de Adão, o fato dele não está perto como deveria, a sua omissão, a falta de diálogo contribuíram para o ocorrido.

Aplicação da Bíblia e na vida

  1. MANUTENÇÃO. Se a minha casa precisa de manutenção para continuar habitável, mais ainda a minha família. Sem manutenção a família se deteriora até acabar. Como realizo na prática a manutenção da minha família?
  2. TRANSPARÊNCIA. família é uma sociedade, e uma das chaves para o sucesso desta sociedade é a prestação de contas, transparência. Nenhuma sociedade vinga quando não há prestação de contas. O que não é ser transparente?
  3. DIÁLOGO. Não é possível resolver conflitos sem diálogo. Mas cuidado ao usar as palavras, pois elas podem edificar ou destruir. Quem muda o coração do outro não é o muito falar, quem muda é Deus. Nossa família é resultado daquilo que falamos. Provérbios 18:21 diz que a morte e a vida estão no poder da palavra. Profetize sempre que a sua casa é um lugar extraordinário, sua casa é lugar de cura, sua casa é lugar de oração, sua casa é lugar de delícias.
  4. DEIXE ESPAÇO PARA AS DIFERENÇAS. No texto de I Pedro 3 vemos que os casados possuem os seus deveres definidos, ou seja, cada um tem o seu papel a ser realizado. De acordo com a Bíblia como os homens devem viver a vida do lar (respondam as mulheres de maneira prática). Da mesma maneira, como as mulheres devem viver a vida do lar (respondam os homens de maneira prática). Não utilize esse tempo para acusar, lavar roupa suja, pois afinal de contas, roupa suja se lava em? Casa.
  5. SE ESFORÇE PARA TENTAR ENTENDER OS SENTIMENTOS DO OUTRO. Para se relacionar e se comunicar bem na família é preciso haver esforço de todas as partes. Jesus entendeu o que estava acontecendo quando realizou o seu primeiro milagre Jo 2.2-11. O que é necessário para que o milagre aconteça na família que precisa?
  6. TENHA MAIS ELOGIO QUE CRÍTICA. Excesso de crítica torna qualquer relacionamento insuportável. Ninguém gosta de conviver com alguém que só vê o lado ruim e nunca tem palavras de elogio. Lutero disse: o amor de Deus não se destina ao que vale a pena ser amado, mas o amor de Deus cria o que vale apena ser amado. O amor não se realiza nas coisas prontas, por isso que amar é gerar o amável. Família: é uma entrega mútua, onde cada um tem de dar o seu melhor. Como você tem dado o seu melhor na sua família?
  7. OREM JUNTOS. A oração é a respiração da alma. Orar é reconhecer que sem Deus somos presas fáceis diante de um inimigo que é sagas, perigoso e muito estratégico. Quem não ora, só piora. Famílias que deixam de orar, sucumbem diante dos enfrentamentos da vida. Os nossos relacionamentos devem sempre passar por Deus, como um triângulo.

Desafio

Construa um lar marcado pela graça de Deus. Vença o mal com o bem. Graça é não desistir daquele que já desistiu. Para reinar em família não desista da sua família, do seu liderado, não desista, isso é graça. Seja o agente da graça na sua família. Você nasceu para reinar em família. Acesse a bênção!!!

Pr Jennison César Fernandes Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário