Você está visualizando atualmente O BOM SENSO É NECESSÁRIO E A FAMÍLIA PRECISA!

O BOM SENSO É NECESSÁRIO E A FAMÍLIA PRECISA!

Texto Bíblico: “Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis. (Malaquias 2:16)

Introdução: Malaquias significa meu mensageiro. Ele foi escolhido para ser o mensageiro de Deus. Um mensageiro é aquele que fala em nome de Deus. Ele fora chamado para tratar sobre os pecados do povo de Deus e aqui nesse versículo ele deixa bem claro aquilo que Deus odeia. Naqueles dias o povo de Deus estava se divorciando por qualquer motivo e o Senhor faz esse confronto, corrigindo, exortando e apontando uma solução.

O ódio é um sentimento de profunda antipatia, desgosto, aversão, ou repulsa contra uma pessoa ou algo. Deus odeia o divórcio, mas ama o divorciado. Porque não existe nada que possamos deixar de fazer para que Deus deixe de nos amar, da mesma forma que não é possível fazermos algo para que ele nos ame mais, pois o seu amor é incondicional.

Precisamos entender que o  amor é uma escolha, é uma decisão!Definir o amor como um sentimento, é um erro, pois os nossos sentimentos oscilam muito. A vontade de Deus é que os casais não se divorciem e esse versículo é um confronto. Entendemos dentro do contexto do versículo que o divórcio para Deus é um ato de violência contra a família.

No entanto, a Palavra joga luz nas trevas e traz um conselho de sabedoria para que os casais consigam ser fiéis e vençam o divórcio. 

“Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.”

Ter bom senso significa:  Adequação, (se adequem), cabimento (se aceitem), discernimento, discrição, equilíbrio, juízo, ponderação (não ter a última palavra), prudência, razão, reflexão, sabedoria, sensatez.

Dicas de atitudes diárias que expressam bom senso e que vão evitar problemas que podem resultar em divórcios:

1º) Ter bom senso é saber elogiar uns aos outros – Nossa motivação depende daquilo que ouvimos! O elogio é a maneira mais comum de expressar uma admiração. As pessoas que têm o olhar crítico demais, estão com os olhos atrofiados e não conseguem ter a maravilhosa experiência da apreciação. Dessa forma perdem a oportunidade de enxergar Cristo na vida das pessoas. Um elogio pode restaurar o ânimo dentro do lar. Só é preciso disposição em querer elogiar porque todo mundo tem qualidades. Um elogio tem o poder de nos fazer continuar a ser conforme o elogio. Dessa forma, geramos pessoas amáveis! Elogie o seu cônjuge e os seus filhos de forma humilde e sincera e você verá que você será o mais beneficiado ao elogiá-los. 

2º) Ter bom senso é você saber conversar sobre o que te desagradou e falar de uma forma mansa e humilde. Sem ficar emburrado, ou sem conversar durante dias.

3º) Ter bom senso é você dedicar um tempo de lazer com os seus filhos e com o seu cônjuge.

4º) Ter bom senso é você não descontar o seu estresse que foi resultado do mundo externo nos seus filhos e cônjuge. 

Cite mais exemplos de bom senso que você pode ter diariamente no ambiente familiar.

Conclusão: Você foi chamado para ser o Malaquias na sua família. Profetizando a vontade de Deus e tendo atitudes de bom senso dentro do seu lar. Quem não busca o bom senso, corre o risco de acabar sendo infiel. 

Pra. Ana Tatis – Igreja Batista do Amor – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário