Você está visualizando atualmente MINHA FAMÍLIA DENTRO DA ARCA

MINHA FAMÍLIA DENTRO DA ARCA

Ideia Central

A família é um projeto de Deus. Foi a primeira instituição divina. E foi criada para a glória de Deus e nossa felicidade. Para que a família colime esse elevado propósito, necessário se faz que observemos algumas prioridades.

Escritura

Gênesis 6.9-14 / 6.18 / 6.22/ Gênesis 7.7 / Gênesis 8.15 /  Hebreus 11.7

Quebra-gelo

Qual a lembrança mais significativa que você tem da sua infância? Comente.

Aplicação Bíblica

Leia Gênesis 6.18;22 – Qual o seu entendimento?

Aplicação na vida

  • Noé aprendeu com seu pai Lameque, que aprendeu com Matusalém, o qual aprendeu de Enoque. Qual o legado de Fé você deseja deixar a sua descendência? Como está fazendo isso?
  • É quando a noite está mais escura que as estrelas brilham com mais intensidade? Como você interpreta essa frase e coloca em prática na sua família?
  • Noé investiu na sua família e por isso todos entraram na arca e foram salvos. Investir requer tempo, paciência, tolerância, fé, abnegação, trabalho, amor. Como você investe na sua família?
  • As circunstâncias, os desafios e as noites escuras tentam nos impedir de andar com Deus. Todavia, o bisavô de Noé (Enoque) Gn. 5.21 andou com Deus, e esse ensinamento chegou até Noé. A chave é andar com Deus e obedece-lo, pois no caminho da obediência há vitória e milagres. Quais vitórias e milagres você e sua família têm vivido?
  • Em Gn 7.7 retrata a entrada da família de Noé na arca (observe a sequência cronológica, tem um motivo). Noé foi a frente, depois os filhos, na sequência a esposa que certificou-se que os filhos haviam entrado e na sequência as noras. Em Gn 8.15 retrata a saída. Perceba que houve uma mudança na ordem. Na saída, Noé e sua esposa estão juntos. Qual o ensinamento prático para a sua vida e família?

Conclusão/Reflexão:

Noé agiu por fé (Hb 11.7). A fé envolve todo o nosso ser: a mente compreende a advertência de Deus, o coração teme o que está por vir e a iniciativa leva a ação em obediência à palavra de Deus. Noé começou e foi até o fim e toda a família entrou na arca. Jesus começou e foi até o fim para que nossa família fosse salva. Persevere, não desista, vá até o fim, pois você e toda a sua família foram escolhidos para reinar aqui e no porvir para a glória de Deus.

Pra. Valéria Souza S. Fernandes – Igreja Batista do Amor

Deixe um comentário